Centro Pedagógico empossa conselho comunitário e lança dois jornais escolares

Fonte UFMG 25/08/2014 às 10h
O Centro Pedagógico (CP) UFMG empossa nesta terça-feira, 26, às 19h, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE), os 27 integrantes do Conselho Comunitário da escola.

Durante a solenidade, serão lançados os jornais escolares Boca de Fogo e Balança CP, produzidos por alunos do 5º, 8º e 9º anos em oficinas de jornalismo impresso do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) Jornal Escolar, realizadas no primeiro semestre de 2014.

Constituído de 17 membros titulares e dez suplentes, o Conselho Comunitário é uma instância consultiva da diretoria. O diretor do CP, professor Santer Alvares de Matos, explica que o Conselho tem a proposta de orientar, avaliar e acompanhar as ações desenvolvidas pela escola com temas de interesse da comunidade. A instância é formada por professores, pais, alunos e servidores.

Sobre o lançamento dos jornais Boca de Fogo e Balança CP, Alvares destaca que a produção de um jornal escolar incentiva o hábito da leitura e a prática da escrita. “Nessa prática, os alunos também exercitaram o saber ouvir, porque conheceram pessoas, ouviram suas histórias de vida, filtraram as informações mais importantes e escreveram matérias para o jornal.”, diz.

Produzido pelos alunos do 5º ano, sob a coordenação da jornalista Viviane Lima, o jornal Boca de Fogo aborda temas como meio ambiente e preconceito. No jornal Balança CP, alunos do 8º e do 9º anos escrevem, entre outros temas, sobre visita ao Centro de Comunicação UFMG (Cedecom). A publicação contém ainda texto sobre o Grupo de Teatro do CP e coluna que trata das animações japonesas, as animes.
UFMG
Fonte UFMG 25/08/2014 ás 10h

Compartilhe

Centro Pedagógico empossa conselho comunitário e lança dois jornais escolares