Carnaval de Notting Hill toma as ruas de bairro londrino

Fonte ANSA 25/08/2014 às 21h

Evento é a maior festa popular de rua da Europa

25 Agosto, 20:53•LONDRES•

(ANSA) - O Carnaval de Notting Hill, a maior festa de rua da Europa, começou ontem (24) e se encerra hoje, no popular bairro de Londres que dá nome ao evento que oferece uma série de desfiles, orquestras típicas, bailes e locais de comida caribenha.

Os organizadores do evento, que este ano comemora seus 50 anos, esperam ao menos um milhão de pessoas durante os dois dias das comemorações especiais.
Ontem o evento contou com a participação de milhares de pessoas no dia que tradicionalmente é dedicado as crianças, com atividades e shows temáticos. Os desfiles pelas ruas do bairro acontecem entre a estação Westbourne Park e Ladbroke Grove, mas também há espetáculos em outros pontos do bairro londrino.

O prefeito de Londres, o conservador Boris Johnson, afirmou que o carnaval "é uma celebração maravilhosa e é resultado das ações da comunidade caribenha na capital britânica".

"Neste ano há duas coisas que o rendem mais especial, o aniversário de 50 anos e um novo aplicativo que permite participar melhor do carnaval. Espero que todos passem de forma fantástica por este festival de fato grandioso", destacou o prefeito.

Como medida e precaução, vários comércios e locais da região decidiram tampar suas vitrines como forma de precaução para evitar possíveis danos em ocasião da grande quantidade de espectadores.

Por sua vez, a Scotland Yard lançou uma operação antes do começo do Carnaval na qual realizou 126 prisões e apreendeu armas, drogas e dinheiro num total de 78 mil libras esterlinas.

"Estamos determinados em que o Carnaval de Notting Hill seja seguro para todos, ao mesmo tempo, que seja vibrante e que as pessoas o desfrutem", afirmou Robyn Williams, comissário da Polícia Metropolitana responsável pela operação de segurança do evento.

"Nossas tarefas buscam evitar que revoltosos tentem estragar o espírito festivo do carnaval", acrescentou ele.

Neste ano, além da programação habitual das ruas que ficam lotadas de pessoas e de cores, o Tate Modern, o museu de arte moderna de Londres, organizou no sábado o ciclo "Up Hill Down Halla: Na indoor carnival", uma série de performances dentro de seu espaço que oferece um olhar crítico e artístico do carnaval.(ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 25/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Carnaval de Notting Hill toma as ruas de bairro londrino