Cappella degli Scrovegni é danificada por raio em Pádua

Fonte ANSA 28/08/2014 às 20h

Igreja tem afrescos de Giotto realizados em 1305

28 Agosto, 13:40•PÁDUA•EBA

(ANSA) - A Cappella degli Scrovegni, igreja localizada em Pádua com afrescos de Giotto, ficou danificada depois de um temporal que atingiu a cidade no norte da Itália.

Um raio, que provavelmente caiu durante um temporal em 9 de agosto passado, danificou a parte externa da igreja com obras de 1300 que foi indicada pela Itália para se tornar Patrimônio da Humanidade da Unesco.

A cruz localizada na cúpula da frente ficou seriamente danificada e já foi retirada para ser consertada. Os especialistas devem analisar se o teto do local ficou danificado, já os afrescos, realizados por Giotto entre os anos 1303 e 1305, não sofreram nenhum dano.

O raio provocou a imediata interrupção da funcionalidade da implantação elétrica. "Este foi imediatamente arrumado e um controle realizado logo que acabou o temporal, quando os técnicos foram verificar as condições do teto, se descobriu que a cruz tinha sido atingida. A cruz foi removida por segurança", informou o refeito da cidade Massimo Bitonci.

"Além disso a Prefeitura está verificando o efetivo funcionamento do sistema de pára-raios já existente na Capela se funcionou, se não funcionou ou se foi insuficiente", acrescentou ele.

A Capela é dotada de uma implantação de pára-raios, que provavelmente não foi suficiente.

Por sua vez, o professor Giuliano Pisani, ex-assessor municipal da Cultura, especialista em Giotto, comentou sua indignação pela noticia ter demorado para ser divulgada e ter sido anunciada pela associação cultural da cidade "Amissi Del Piovego" e não pelas autoridades competentes. "É um fato absolutamente escandaloso que o dano seja divulgado por uma associação da cidade e não pela Prefeitura. Tudo pode acontecer, mas estamos falando da Cepella de Giotto, um Patrimônio da Humanidade. Como é possível que a administração municipal não tenha dito nada?", destacou o especialista.(ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 28/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Cappella degli Scrovegni é danificada por raio em Pádua