Capes oferece bolsa de estudo para professor visitante em Cambridge

Fonte Fundação Capes 25/08/2014 às 21h
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a reabertura de inscrições do edital referente à 'Cátedra Celso Furtado em História e Humanidades Brasileiras – Professor Visitante Sênior no St. John's College'. As inscrições estão abertas e seguem até 30 de setembro. Acesse o edital.

A chamada irá conceder bolsa a pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista em história e humanidades brasileiras para atuar na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

A ideia é aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros. A divulgação do resultado final está prevista para novembro deste ano.

Requisitos

Para concorrer à bolsa de estudo é preciso:

Possuir título de doutor (diploma de doutorado);
Estar afiliado a instituições de pesquisa ou de ensino superior;
Estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes;
Dedicar-se em regime integral às atividades acadêmicas, incluindo a docência, orientação ou coorientação de dissertações ou teses e/ou a participação em projetos de pesquisa;
Possuir atuação acadêmica qualificada e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente;
Ter fluência em inglês;
Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras para o mesmo objetivo;
Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
Ter experiência em história e outras disciplinas das humanidades e das ciências sociais.

Benefícios

O candidato selecionado receberá bolsa mensal no valor de £ 3.500 (aproximadamente R$ 13.230); auxílio deslocamento; auxílio instalação, pago em parcela única; e auxílio seguro saúde no valor de £ 90 mensais.

Entre os benefícios ainda estão incluídos acesso às instalações e serviços da universidade: espaço de escritório e conexão à internet, laboratórios e equipamentos apropriados, bibliotecas, e qualquer outra cortesia ou comodidade normalmente fornecida à comunidade acadêmica.

O candidato aprovado ainda receberá o custo de matrícula na faculdade e alojamento residencial para uma pessoa solteira. No caso de pesquisador visitante acompanhado pela família, a faculdade contribuirá com £ 550 (aproximadamente R$ 2 079) por mês para as despesas de alojamento no local.

Fundação Capes
Fonte Fundação Capes 25/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Capes oferece bolsa de estudo para professor visitante em Cambridge