Campanha do Hemorio busca aumentar estoque de sangue para o carnaval

Fonte Agência Brasil. 26/01/2010 às 13h

A poucas semanas do carnaval, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), subordinado à Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, lançou hoje (26) mais uma edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, para atrair doadores e evitar baixa no estoque de sangue no período de folia.

De acordo com a chefe do Setor de Promoção à Doação de Sangue do órgão, Neuzimar Carvalho, o objetivo é manter a média de 300 doações diárias nas semanas que antecedem o carnaval e ainda garantir um estoque extra de mil bolsas de sangue.

“No carnaval, o número de transfusões aumenta principalmente por causa dos acidentes nas estradas. Como geralmente há uma queda de até 60% no volume de doações, as emergências ficam muito sobrecarregadas. Por isso é importante que a população seja solidária, se mobilize e doe sangue, porque amanhã ou depois um de nós pode precisar”, afirmou.

As doações realizadas no Hemorio abastecem, com sangue e derivados, cerca de 200 unidades de saúde conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre elas as grandes emergências, maternidades e unidades de tratamento intensivo (UTIs).

A Secretaria de Saúde estima que 1,8% de toda a população do Rio de Janeiro doe sangue regularmente. O número está bem abaixo dos 4% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar boas condições de saúde.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no centro da cidade. A unidade funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.


 

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 26/01/2010 ás 13h

Compartilhe

Campanha do Hemorio busca aumentar estoque de sangue para o carnaval