Caminhão ajudará no comércio de produtos da agricultura familiar

Fonte Agência Brasília 15/08/2014 às 19h


Veículo será cedido para cooperativa de flores

BRASÍLIA (15/8/14) - A Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Distrito Federal (Multiflor) recebeu um caminhão para auxiliar na logística de comercialização dos produtos. A entrega foi realizada nesta sexta-feira (15).



O caminhão foi adquirido pela Secretaria de Agricultura (Seagri), por meio de contrato de repasse de recursos com o Ministério da Agricultura e intermédio da Caixa Econômica Federal.



Será concedido à Multiflor por meio de termo de concessão de uso, com vigência de três anos e renovável por igual período. A cooperativa terá que fazer seguro do caminhão e todas as manutenções necessárias.



O veículo, com capacidade para transportar 12 toneladas, será estratégico para a compra de insumos, entrega de pedidos, coleta das flores e plantas ornamentais, além da distribuição e venda.



"Isso tornará a cooperativa independente, pois precisará menos do apoio de órgãos do governo, como a Emater e a Seagri, para realizar a comercialização", avaliou Cleison Duval, técnico extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).



Com o caminhão, a Multiflor fará as rotas de venda pelos viveiros e floriculturas por conta própria. Com isso, os cooperados poderão pensar e organizar o trabalho na produção em escala, pois sempre terão um caminhão disponível para o transporte da produção.



"A expectativa é que tenhamos mais clientes e, com isso, ampliaremos o nosso mercado. Poderemos planejar melhor o nosso dia a dia. Antes, fazíamos entregas nos nossos carros. Agora, precisaremos só de um motorista, pois o caminhão comporta muito mais produtos e poderemos ter um cronograma de entregas melhor", contou Marcelo Okayama, cooperado da Multiflor.



Além dos carros, os cooperados pediam empréstimo de caminhão à Seagri ou à Emater para realizar o transporte e, quando não havia disponibilidade no momento, tinham que aguardar. Agora, até a produtividade poderá aumentar e mais clientes serão atendidos.



"Antes, a produção era levada, sobretudo, para feiras e exposições, pois não havia garantia que poderiam entregar em outros pontos de venda no tempo certo. A partir de agora, essa realidade mudou", contou Duval.



MULTIFLOR– Cooperativa formada na maioria por agricultoras familiares, com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), da região do Núcleo Rural Rio Preto (Planaltina-DF). Existe desde 2012 e comercializa flores, plantas de paisagismo e artesanato.
Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 15/08/2014 ás 19h

Compartilhe

Caminhão ajudará no comércio de produtos da agricultura familiar