British Telecom oferece telefonia fixa para o mercado corporativo no Brasil

Fonte SHEDI 09/02/2010 às 12h

A British Telecom (BT) anuncia o lançamento comercial do seu serviço de telefonia fixa local e de longa distância (STFC - Serviço de Telefonia Fixa Comutada) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. O código da BT para as ligações interurbanas e internacionais é o 47. O serviço complementa o portfólio de soluções de Comunicação Unificada da BT que inclui, entre outros, telefonia IP corporativa, áudio e videoconferência e plataformas de colaboração. A partir deste lançamento, a BT planeja incrementar sua oferta tanto com novos serviços quanto com a expansão da telefonia fixa para outras regiões do país. 

Após rigoroso processo de seleção, a Trópico foi escolhida como fornecedora e parceira tecnológica e de serviços. Os principais fatores que levaram a tal escolha foram solidez empresarial, larga experiência com o sistema brasileiro de telefonia fixa, tecnologia de ponta e atendimento aos requisitos da BT. Além de fornecer centrais de comutação convergentes desenvolvidas e fabricadas no Brasil, a Trópico se encarrega da operação das centrais, da gestão da interconexão com as demais operadoras fixas e celulares e dos sistemas de faturamento.

O diretor geral da BT no Brasil, Sérgio Paulo Gallindo, observa que “é uma grande satisfação contar com a Trópico nesta empreitada. Principalmente, tendo sido escolhida em um processo de concorrência onde competiu em igualdade de condições com fornecedores globais, o que demonstra a competência da empresa e a maturidade da tecnologia brasileira”.

Com este lançamento, a BT credencia-se junto aos clientes corporativos como provedora única e diferenciada de comunicações. Sérgio Paulo Gallindo comenta que “a telefonia fixa é mais um elemento importante do nosso portfólio integrado que já conta com redes MPLS de abrangência doméstica e internacional, redes satelitais VSAT, SCPC e mídia broadcast, datacenter, segurança de redes, comunicações unificadas e serviços profissionais”.


Telefonia e comunicações unificadas
O acordo com a Trópico prevê a instalação de equipamentos em quatro cidades. Os gateways de rede estarão localizados em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo - onde haverá um softswitch, capaz de assegurar a interoperabilidade dos gateways de voz, responsáveis pela comutação das chamadas. Uma quarta central ficará em Hortolândia, no Datacenter da BT, de onde se fará o gerenciamento de todo o sistema. Os serviços da Trópico para a BT compreendem a operação e o gerenciamento da plataforma; o "billing" para o cliente final e o "clearing" (acerto de contas) com as demais operadoras.

Para Raul Del Fiol, presidente da Trópico, “é importante para nós o fato de sermos escolhidos por uma empresa com a reputação de qualidade que a BT possui em todo o mundo. Esperamos que com nosso trabalho e nossos equipamentos, fruto de importantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, possamos contribuir para o sucesso cada vez maior da BT no Brasil”.

Com o novo sistema, os clientes corporativos da BT poderão consolidar junto à BT todos os serviços de voz que utilizam. A BT pode gerenciar o sistema de telefonia da empresa, apresentando todas as despesas em uma só fatura - o que representa maior eficiência operacional e, além disso, uma ferramenta para gestão de custos, já que os gastos com chamadas telefônicas podem ser discriminados por troncos e ramais. Os números de telefone existentes permanecem os mesmos, em virtude da portabilidade numérica.

Em uma segunda etapa, os serviços de voz podem se integrar a uma rede convergente IP, unificando-se as comunicações de voz e dados. Para Sérgio Paulo Gallindo, “a integração do sistema de telefonia é o primeiro passo para uma estratégia de comunicações unificadas, que sem dúvida contribuirão positivamente para a produtividade e o sucesso de empresas e instituições governamentais”.
 

Sobre a BT

 

A BT é uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções e serviços de telecomunicações, operando em 170 países. Entre suas principais atividades se destacam serviços de TI em rede, serviços de telecomunicações locais, nacionais e internacionais, produtos e serviços de banda larga e Internet de alto valor agregado e produtos e serviços de convergência fixo/móvel. A BT tem quatro principais linhas de negócio: BT Global Services, Openreach, BT Retail e BT Wholesale.

A BT se orgulha de ser a parceira oficial para comunicações dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres em 2012.

No ano fiscal que se encerrou em 31 de março de 2009, a receita do BT Group foi de 21 bilhões e 390 milhões de libras esterlinas.

A British Telecommunications plc (BT) é uma subsidiária integral do BT Group e engloba praticamente todos os negócios e ativos do BT Group. O BT Group está listado nas bolsas de valores de Londres e Nova York.

Para mais informações, visite o site www.bt.com/aboutbt
 

Sobre a Trópico
 

A Trópico contribui de maneira decisiva para o avanço tecnológico da telefonia global. Sua solução Vectura compatibiliza os equipamentos tradicionais com os da nova geração, valorizando o investimento já feito por seus clientes, ampliando a vida útil dos equipamentos em operação e aumentando a lucratividade dos serviços. A competência tecnológica da Trópico é fruto de fortes investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

 

 

SHEDI
Fonte SHEDI 09/02/2010 ás 12h

Compartilhe

British Telecom oferece telefonia fixa para o mercado corporativo no Brasil