Brasil e Argentina retomam diálogo para normalizar importações

Fonte Agência Brasil. 04/02/2010 às 13h

Começa hoje (4), em Buenos Aires, mais uma rodada de negociações entre Brasil e Argentina para tentar normalizar o comércio entre os dois países. No ano passado, o governo da presidente, Cristina Kirchner, criou restrições para a importação de alguns produtos brasileiros. A medida foi adotada na tentativa de manter o comércio interno aquecido e reduzir os efeitos da crise financeira mundial sobre o país vizinho.

O encontro de Buenos Aires será o primeiro de um acordo estabelecido entre os dois governos para que sejam analisados, periodicamente, problemas de natureza econômica e comercial. Sobre as barreiras impostas a produtos brasileiros, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, lembrou que já houve uma recuperação de 40% no comércio entre os dois países em relação a janeiro de 2009.

Após despachar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim disse que no encontro será analisada a evolução desta situação para eliminar progressivamente as barreiras impostas pelos argentinos. Pelo lado brasileiro, participarão também o ministro Guido Mantega (Fazenda) e Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

“A situação está mais calma, continua havendo a aplicação de licenças não automáticas, mas têm sido liberadas mais rapidamente. Evidentemente que o ideal era que não houvesse. Vamos conversar, vamos discutir e ver como vamos melhorando”, disse Amorim após a reunião com Lula.
 

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 04/02/2010 ás 13h

Compartilhe

Brasil e Argentina retomam diálogo para normalizar importações