Brasil disputa Mundial de Pentatlo Moderno com sete atletas

Fonte Brasil 2016 31/08/2014 às 19h
Depois do título dos Jogos Sul-Americanos, em março, na cidade de Santiago (Chile), e do Pan-Americano de Pentatlo Moderno, em julho, na Cidade do México, a brasileira Yane Marques terá mais um grande desafio pela frente.

Ao lado de outros seis atletas da Seleção Brasileira, a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 disputa, a partir desta segunda-feira (1º) e até o próximo dia 9, o Campeonato Mundial da modalidade, em Varsóvia (Polônia).

A competição, que reúne provas de esgrima, natação, hipismo e do evento combinado de tiro e corrida, contará com a participação de 34 países. O Campeonato Mundial, mais importante compromisso do ano, valerá pontos para o ranking internacional. “Mas ainda não entra na pontuação que dará vagas olímpicas para 2016 pelo critério do ranking. Isso será no Mundial do ano que vem”, explica Yane.

A expectativa da pernambucana é conseguir um bom resultado, mesmo sabendo do alto nível da disputa. “Espero chegar bem. Estou treinando bem e quero reproduzir o que tenho treinado”, deseja a atleta, que fez aclimatação na França antes de seguir para a Polônia.

“Minha rotina de treinos está, hoje, na fase de polimento, diminuindo o volume das sessões e tendo mais tempo para recuperação. Antes dessa fase, ralei muito para chegar ao Mundial nas melhores condições possíveis”, conta.

O restante da equipe realizou os últimos treinamentos na República Dominicana. Além de Yane, competem na Polônia Priscila Oliveira (40º lugar no ranking) e Larissa Lellys (66º), no feminino, e Danilo Fagundes (71º), Felipe Nascimento (73º), Luis Armando Magno (85º) e William Muinhos (110º), no masculino.

Apesar de não figurar entre os melhores na categoria adulta, William Muinhos, de 21 anos, foi destaque no último mês ao bater o próprio recorde mundial da série de tiro da categoria júnior. Durante o Mundial Júnior, em maio, também na Polônia, o brasileiro fez os cinco acertos no alvo de uma das quatro séries do evento combinado em 7s47.

A marca anterior era de 8s e havia sido registrada pelo carioca durante o Mundial Júnior de 2013, na Hungria. Agora, William Muinhos está a apenas 0s21 do mesmo recorde na categoria sênior, que pertence ao mexicano Ricardo Vera (7s26). “Quando eu vi no computador que tinha feito um tempo menor que o anterior, já sai vibrando e muito feliz com o feito. Quando o locutor anunciou e a arquibancada me aplaudiu, foi algo magnífico”, disse o brasileiro, à época.

Temporada 2015
Os últimos pódios não são os únicos fatores na bagagem de Yane Marques. A brasileira foi ainda medalhista de prata no Mundial de 2013, em Taiwan, e figura hoje como a quinta melhor do mundo pelo ranking. Ainda assim, ela prefere manter os pés no chão em relação à classificação olímpica e não falar, por enquanto, sobre uma preparação voltada especificamente para os Jogos do Rio 2016.

“Não dá para fazer um trabalho direcionado para algo incerto. As classificações para os Jogos ainda não começaram”, argumenta a pentatleta, que pretende tirar férias após o Mundial antes de seguir nos treinamentos com foco na temporada de 2015, que terá, além de outro Mundial, os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o Mundial Militar.

No último mês de julho, com a conquista do seu quinto título pan-americano, Yane Marques carimbou mais uma vaga para o Brasil nos Jogos de Toronto. Ela e Felipe Nascimento já estavam garantidos na disputa do Canadá após vencerem os Jogos Sul-Americanos de Santiago. No masculino, os homens também asseguraram mais uma vaga para o país, que deverá embarcar para os Jogos Pan-Americanos com quatro atletas (dois homens e duas mulheres).

Seleção Brasileira

Masculino
Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
Luis Armando Magno
William Muinhos

Feminino
Larissa Lellys
Priscila Oliveira
Yane Marques

Programação

01.07: Revezamento feminino
02.07: Revezamento masculino
03.07: Qualificação feminina (3 grupos)
04.07: Qualificação masculina (3 grupos)
05.07: Final feminina (36 atletas)
06.07: Final masculina (36 atletas)
07.07: Revezamento misto


Brasil 2016
Fonte Brasil 2016 31/08/2014 ás 19h

Compartilhe

Brasil disputa Mundial de Pentatlo Moderno com sete atletas