Brasil deve ser exemplo de sustentabilidade ambiental, diz Paulo Davim

Fonte Agência Senado 05/06/2012 às 19h

Sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Brasil deve dar o exemplo na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, afirmou o senador Paulo Davim (PV-RN) nesta terça-feira (5). Citando estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o senador disse que a chamada economia verde já emprega quase 3 milhões de brasileiros.

– A expectativa é que, nos próximos 10 anos, esse setor seja um dos mais fortes nos países emergentes, movimentando até 60 milhões de postos de trabalho mundo afora – acrescentou.

Davim disse que os governos precisam criar oportunidades de trabalho para cerca de 1,5 bilhão de pessoas que deverão ser atingidas pelas novas exigências mundiais por cadeias produtivas baseadas nos conceitos de economia sustentável. E, mais uma vez, o Brasil pode desempenhar um papel importante, afirmou.

– Os setores mais afetados serão os da agricultura, pesca, energia, construção e transporte. Temos no Brasil um dos grandes polos mundiais em soluções energéticas alternativas e mais sustentáveis, como a energia eólica e a solar, apesar de ainda incipiente.

Para o senador, a opinião pública global já entendeu a importância da redução das emissões de gases de efeito estufa e dos riscos das mudanças climáticas. A questão que se coloca, avaliou Davim, é como transformar essa certeza mundial em prática e decisões governamentais.

– Como vamos fazer isso? Como sairmos do discurso para a prática? Qual o papel de todos nós? Dos países que ainda teimam em não considerar o Protocolo de Kyoto, dos governantes que insistem em não criar um sistema de regulação sustentável, e da lógica do lucro a curto prazo, sem levar em consideração a destruição dos recursos naturais e também do consumo exacerbado e desigual – questionou.

Paulo Davim concluiu o pronunciamento com elogios à publicação, pela Secretaria de Comunicação Social do Senado, da revista Em Discussão!, cujo tema é exatamente a conferência Rio+20.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 05/06/2012 ás 19h

Compartilhe

Brasil deve ser exemplo de sustentabilidade ambiental, diz Paulo Davim