Brasil conquista 24 medalhas em Copas Europeias de juvenis e juniores

Fonte CBJ 19/03/2013 às 16h


Se a equipe principal brasileira brilhou no Uruguai e conquistou 17 medalhas na Copa Panamericana, a base não deixou por menos. Graças a um convênio com o Ministério do Esporte, os jovens judocas brasileiros participaram de duas competições neste final de semana na Europa: os juvenis disputaram a Copa Europeia de Antalaya, na Turquia, e os juniores a Copa Europeia de Coimbra, em Portugal. Ao todo, foram conquistadas 24 medalhas, sendo 18 na competição sub-21 e 6 na competição sub-18.

A European Cup de Juniores em Coimbra contou com a participação de 15 países e 381 atletas. O Brasil liderou o quadro geral de medalhas com sete medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Em segundo, ficaram Holanda, Canadá e Portugal com dois primeiros lugares.

“O desempenho brasileiro foi muito bom em uma competição de nível bastante alto, com fortes representantes do judô europeu como Holanda e Portugal. Não só lideramos o quadro geral, como ficamos em primeiro também no masculino e no feminino o que mostra que o desempenho foi bastante equilibrado também entre os gêneros”, destacou o chefe da delegação na competição portuguesa, Edmilson Leite.

O Brasil levou o ouro com Gabriel Silva (55kg/MG), Gabriela Chibana (48kg/SP), Nícolas Santos (60kg/SP), Flávia Gomes (57kg/SP), Gustavo Assis (81kg/MG), Ruan Silva (+100kg/RJ) e Camila Nogueira (+78kg/MS). As pratas vieram com Vitor Torrente (55kg/SP), Tawany Silva (44kg/SP), Victor Silva (+100kg/SP) e Istelina Silva (+78kg/MG) e os bronzes com Jéssica Pereira (52kg/RJ), Gabriel Pinheiro (66kg/PE), Camila Barreto (57kg/RS), Thiago Chiodi (81kg/SP), Henrique Silva (90kg/SP), Samanta Soares (78kg/SP) e Gabriel Souza (100kg/SP).

Já na Turquia, a European Cup de Juvenis de Antalya contou com 419 atletas de 18 países diferentes. O Brasil conquistou seis medalhas. Aine Schmidt (70kg/SP) foi campeã na sua categoria e Layana Colman (52kg/MS), Gabriela Bitencourt (57kg/SP), Yanka Pascoalino (63kg/SP), Rodrigo Lopes (60kg/RJ) e Hugo Praxedes (+90kg/SP) levaram o bronze.

“A competição na Turquia foi um grande desafio para os judocas brasileiros porque contou com a presença maciça de atletas de países do leste europeu como russos, georgianos, armênios, cazaques, usbeques, bielorussos, montenegrinos e os próprios donos da casa. A competição e, principalmente, o treinamento de campo que teve início hoje, são uma ótima oportunidade dos nossos judocas aprenderem a lutar contra atletas que possuem o estilo de combate típico dos países dessa região, o que não é muito comum para nós brasileiros”, analisou o gestor técnico nacional de base, Kenji Saito.

Agora, todos os 62 atletas participam dos treinamentos de campo das competições durante a semana e seguem para a Alemanha. Os homens vão para Bremen e a mulheres para Bad Blankenburg onde, no próximo final de semana, disputam torneios locais.

 

CBJ
Fonte CBJ 19/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Brasil conquista 24 medalhas em Copas Europeias de juvenis e juniores