Bouef Bourguignon: receita francesa para ser preparada e servida em cerâmicas 100% brasileiras

Fonte Pontuale Comunicação & Marketing 17/03/2013 às 11h

A gastronomia francesa é, sem dúvida, uma das mais sofisticadas de todo o mundo. Aromas, cores, texturas e sabores dos mais variados encantam não só os franceses, mas também os turistas de todo o mundo. Em viagem recente à Paris, a chef de cozinha paulistana Paula Labaki – proprietária do Lena Labaki Catering – percorreu as ruas da cidade luz em busca de novas experiências culinárias.

 

Segundo a chef, as vitrines de comida são tão lindas como as de joalherias. “Os alimentos são sempre muito frescos e de produtores locais, valorizando a mão de obra e incentivando essa cultura. Logicamente que quando cheguei ao Brasil tinha que reproduzir o que vivi por lá e, para começar, fiz um dos pratos franceses mais tradicionais, o Bouef Bourguignon. E para que ficasse perfeito assim como os que eu experimentei por lá, usei uma Caçarola Buffet Ceraflame que é impecável, com qualidade garantida e que também poderia estar em qualquer vitrine em Paris, pois são lindas e extremamente funcionais, saindo do forno direto à mesa”, acrescenta.

 

As cerâmicas da Ceraflame são atóxicas e as únicas do mundo 100% resistentes a choques térmicos. Além de sair do forno à mesa, os produtos podem ser utilizados no micro-ondas e máquina de lavar louça. As peças não riscam e são fáceis de lavar.

Receita deBoeuf Bourguignon

 

Ingredientes

800 gramas de carne de peito ou músculo cortado em cubos grandes

1 litro de vinho tinto encorpado

2 ramos de tomilho

4 dentes de alho com casca amassados com a mão

3 colheres de sopa de conhaque

100 ml óleo de girassol

2 colheres de sopa de farinha de trigo

600 ml de caldo de vitela (ou de galinha)

1 buque garni

2 cenouras sem casca cortadas ao meio no sentido do comprimento

20 cebolas tipo echalot

100 gramas de champignom paris fresco cortado em 4

100 gramas de panceta (bacon)

Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:Misture a carne, o vinho, o tomilho, o alho e o conhaque numa travessa funda da Ceraflame. Cubra com filme de PVC e deixe marinar por uma noite. Escorra a carne numa tigela usando uma peneira e reserve a marinada. Aqueça 4 colheres de sopa de óleo numa caçarola buffet Ceraflame em fogo médio. Adicione a carne e refogue por 20 min até dourar. Coloque sal e pimenta, a farinha e refogue por mais uns 3 minutos. Junte o caldo e a marinada e deixe ferver. Retire a espuma da superfície e acrescente o buque garni. Reduza o fogo e cozinhe parcialmente tampado por 1h45 min, até a carne ficar bem macia. Nesta altura o molho deve estar espesso e uniforme. No meio do tempo de cozimento da carne, aqueça outra panela com 1 colher de óleo em fogo médio. Adicione a cenoura e a cebola e cozinhe por 10 minutos, até dourar ligeiramente. Junte a carne. No final, junte a panceta refogada, acrescente os cogumelos até dar uma dourada. Junte a carne e bom apetite.

Site: www.ceraflame.com.br

 

Pontuale Comunicação & Marketing
Fonte Pontuale Comunicação & Marketing 17/03/2013 ás 11h

Compartilhe

Bouef Bourguignon: receita francesa para ser preparada e servida em cerâmicas 100% brasileiras