Bolivianos festejam vitória de Evo Morales em praça pública.

Fonte Agência Brasil. 07/12/2009 às 14h

Os simpatizantes do presidente boliviano, reeleito segundo pesquisas com mais de 60% dos votos no pleito de ontem, também ouviram um discurso de agradecimento

LA PAZ, 6 DEZ (ANSA) - Centenas de simpatizantes e militantes do Movimento ao Socialismo (MAS), partido do presidente da Bolívia, Evo Morales, se concentraram na noite passada na principal praça de La Paz para festejar junto ao mandatário os resultados da votação deste domingo.

Primeiro indígena a assumir o governo boliviano, Morales foi apontado por pesquisas de boca-de-urna como vencedor do pleito presidencial, angariando mais de 60% dos votos. O segundo colocado seria o opositor Manfred Reyes Villa, do Plano Progresso para a Bolívia (PPB), com cerca de 28% da preferência dos eleitores.

Ainda na noite de ontem, Morales dirigiu uma mensagem à população, na qual convocou a unidade nacional pela implantação de um modelo de Estado socialista e comunitário -- processo iniciado com a promulgação de uma nova Constituição, no início deste ano.

O presidente também dedicou seu triunfo aos "governos e povos anti-imperialistas".

Morales discursou em meio a aplausos e chuvas de confete. O pronunciamento foi concluído com gritos de "pátria ou morte" da multidão presente.

Segundo o porta-voz oficial do governo boliviano, Iván Canelas, foram convocados para participar dos festejos e discursos de ontem os comandos das Forças Armadas e da Polícia, além de dirigentes de organizações sociais e do MAS.

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 07/12/2009 ás 14h

Compartilhe

Bolivianos festejam vitória de Evo Morales em praça pública.