Bloco Sul: 42 salas de aula, 6 laboratórios, 8 áreas para tutoria e auditório

Fonte Secretaria de Comunicação da UnB - Foto: Edu Lauto 09/06/2012 às 0h

Bloco Sul: 42 salas de aula, 6 laboratórios, 8 áreas para tutoria e auditório

Com 42 salas de aula, seis laboratórios de informática, oito salas de tutoria e um auditório, o Bloco de Salas de Aula Sul (BSA Sul) integrará a ala sul do Instituto Central de Ciência (ICC) aos prédios do Instituto de Biologia, do Instituto de Química e da Faculdade de Ciências da Saúde. O reitor José Geraldo de Sousa Junior visitou nesta sexta-feira (8) o canteiro da obra, prevista para ser inaugurada no dia 14 de agosto, acompanhado por decanos e representantes da administração.

Para o reitor, o novo prédio - que terá uma área total de 7 mil metros quadrados e foi erguido com recursos do Reuni -, simboliza o momento vivido pela UnB. “É uma expressão da redistribuição dos muitos centros da universidade”, afirma. “Ele integra os espaços novos e é expressão de um processo qualificado: sempre tem pessoas trabalhando e a cada dia vemos um novo acréscimo”.

A construção está em fase final, faltando apenas a instalação do forro do primeiro piso, dos elevadores e acabamentos finais. “Podemos confiar no prazo estabelecido pela empresa, pois todo o material necessário já está na obra”, avaliou o arquiteto Alberto de Faria, diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (CEPLAN) e autor do projeto.

SALAS DE AULA – Quando estiver pronto, o prédio terá salas de 20, 40 e 80 lugares e o auditório contará com 200 cadeiras. A climatização é natural e garantida por brises que bloqueiam a incidência direta do sol, com exceção do auditório, que terá ar-condicionado. Os laboratórios de informática terão cerca de 90 metros quadrados e as salas de tutoria serão destinadas a atividades de estudo, reuniões e atendimento a alunos.

. “Vai ser um alívio muito grande para esses espaços”, comentou o decano de Ensino de Graduação, José Américo Garcia. Com a mudança, aulas que antes eram ministradas no subsolo do ICC Sul passarão para o novo prédio. Alberto estima que deverão circular diariamente pelo prédio mais de duas mil pessoas. “Os corredores e espaços são amplos já prevendo a circulação intensa”, explica.

A construção, sob responsabilidade da empresa EXATA Engenharia, foi executada em duas etapas, orçadas em R$ 3,8 milhões e R$ 7,2 milhões em recursos do Reuni, e será entregue com três meses de atraso em relação ao previsto inicialmente. “O atraso decorreu de disputa judicial entre duas empresas que concorriam na licitação para a segunda etapa”, explica Alberto.

INTEGRAÇÃO – Alunos e professores contarão com o suporte do Módulo de Apoio e Serviços Comunitários (MASCs) para lanches e convivência. Um espaço atrás do prédio abrigará área verde com o mesmo fim. “O bloco traz os outros centros para perto do campus”, comentou o decano de Administração, Eduardo Raupp.

Secretaria de Comunicação da UnB - Foto: Edu Lauto
Fonte Secretaria de Comunicação da UnB - Foto: Edu Lauto 09/06/2012 ás 0h

Compartilhe

Bloco Sul: 42 salas de aula, 6 laboratórios, 8 áreas para tutoria e auditório