Benedito de Lira comemora criação de 2,5 mil vagas nos cursos de medicina

Fonte Agência Senado 07/06/2012 às 15h

O senador Benedito de Lira (PP-AL) parabenizou os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, pela parceria que possibilitará a abertura de mais vagas nas escolas de Medicina. De acordo com o parlamentar, serão mais de 2,5 mil vagas nos cursos de Medicina, das quais 200 a 300 em Alagoas.

O parlamentar afirmou que, há mais de 30 anos, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem apenas 80 vagas anuais no curso de Medicina. Ele acrescentou que, para piorar a situação, no último vestibular apenas cinco dos 80 aprovados eram alagoanos, que, formados, voltam para seus estados após o curso, o que faz com que Alagoas tenha “uma carência terrível” de médicos.

Segundo o senador, há outras 50 vagas na Universidade Estadual, antiga Escola de Ciências Médicas.

Benedito de Lira afirmou que o Centro de Estudos Superiores de Maceió – entidade que ajudou a fundar há 35 anos, quando era vereador na capital do estado – já protocolou no Ministério da Educação pedido para também abrir uma Faculdade de Medicina. A instituição, informou o senador, tem 15 mil alunos em 35 cursos.

O parlamentar informou também que o campus da Ufal em Arapiraca (AL) – cuja existência agradeceu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – já tem autorização para criar um curso de Medicina com 100 vagas. O senador José Pimentel (PT-CE) parabenizou Benedito de Lira pelo seu pronunciamento.

No mesmo discurso, o senador agradeceu à presidente Dilma Rousseff e aos ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo envio de uma equipe para coordenar um plano de melhoria da segurança pública em Alagoas.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 07/06/2012 ás 15h

Compartilhe

Benedito de Lira comemora criação de 2,5 mil vagas nos cursos de medicina