Banco do Nordeste promove estudos de literatura para o Enem

Fonte Banco do Nordeste 04/09/2014 às 10h
Nesta quarta-feira (3), é iniciado o programa “Literatura no Enem”, uma iniciativa do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE). A proposta é oferecer aos estudantes o desenvolvimento e o enriquecimento das competências e habilidades exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os encontros vão acontecer todas as quartas-feiras, das 17h às 18h30, até o dia 5 de novembro. Há limite de 50 vagas, por ordem de chegada.

Segundo as professoras Fernângela Diniz e Thais Sales, serão estudadas as estéticas e escolas literárias desde o Trovadorismo até as manifestações artísticas da contemporaneidade.

“A partir da compreensão do contexto histórico e literário de vários movimentos, é possível possibilitar o ingresso dos estudantes na Universidade, bem como contribuir na formação humanística dos alunos. O projeto é uma oportunidade de buscar o diferencial no vestibular”, afirma Fernângela Diniz, graduanda em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), docente de língua francesa e revisora de textos.

Confira a programação

3 de setembro – Trovadorismo
10 de setembro – Humanismo e Classicismo
17 de setembro – Barroco
24 de setembro – Arcadismo
1º de outubro – Romantismo
8 de outubro- Realismo e Naturalismo
15 de outubro - Parnasianismo e Simbolismo
22 de outubro Pré-Modernismo e Modernismo – 1ª Geração
29 de outubro – Modernismo – 2ª Geração
5 de novembro – 100 anos de Moreira Campos

Sobre o exame

Além de ser o critério de seleção usado por universidades públicas e institutos federais de educação que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem vale para o estudante ter acesso ao Programa que oferece bolsas em instituições privadas, e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Banco do Nordeste
Fonte Banco do Nordeste 04/09/2014 ás 10h

Compartilhe

Banco do Nordeste promove estudos de literatura para o Enem