A bancada feminina da Câmara se reunirá nesta quarta-feira (27) para eleger a coordenadora e a vice-coordenadora do colegiado. A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) ocupa o posto máximo do grupo desde junho de 2010 e não vai concorrer à reeleição.
As inscrições das candidaturas podem ser feitas até esta segunda-feira (25). A bancada é composta por 45 deputadas.
Reunião com Alves
Também no dia 27, as parlamentares terão uma audiência com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para informá-lo dos projetos que são prioritários para a bancada. De acordo com Pietá, a reforma política é principal bandeira do grupo. “Trabalhamos para garantir a paridade entre homens e mulheres e o financiamento público de campanha, já que a reforma política é a mãe de todas as reformas”, disse.
A bancada defende ainda a aprovação do Projeto de Lei PL 6653/09, que estabelece a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, e das propostas de emenda à Constituição que ampliam o período obrigatório de licença-maternidade de 120 dias para 180 dias (PEC 30/07) e que garantem a presença de pelo menos uma mulher nas mesas diretoras da Câmara e do Senado (PEC 590/06).
A eleição da bancada será realizada a partir das 16 horas, no Plenário 4.