Balanço do 'Cultura Viva' mostra desafios para futuro

Fonte Portal Brasil 28/08/2014 às 14h
A ministra da Cultura, Marta Suplicy participou, nesta quarta-feira (27), da Cerimônia de comemoração dos 10 anos do Programa "Cultura Viva". O evento aconteceu em Brasília (DF), e contou com a presença de autoridades responsáveis pelo funcionamento do Programa e dos Pontos de Cultura.

O programa tem por objetivo promover o acesso aos meios de produção e difusão da cultura brasileira, além de ampliar, potencializar e construir novos valores de cooperação entre a União, Estados e também a participação da sociedade.

Segundo o Ministério da Cultura, desde 2005, já foram investidos cerca de R$ 48 milhões nos projetos e implantados cerca de 4.080 pontos de cultura no Brasil inteiro.

Objetivos

A secretaria da cidadania e diversidade do MinC, Marcia Rollemberg, enumerou quatro desafios para a continuidade do programa: “nós temos quatro desafios para encarar, são eles a participação social; a simplificação de procedimentos, que é quando contamos com o apoio efetivo da área da tecnologia; a visibilidade e comunicação e, principalmente, as ações de fomento à cultura”, afirmou.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, também parabenizou o trabalho em equipe das organizações responsáveis pelo funcionamento da criação e proliferação da cultura brasileira.

Pontos de Cultura

Marta Suplicy destacou a importância dos Pontos de Cultura e a criação de um Cadastro Nacional: “É preciso que os pontos de cultura consigam realizar seus compromissos sem precisar contratar nenhum tipo de serviço, os pontos de cultura devem começar como pontos e voar cada vez mais”, aponta.

A ministra falou também sobre o desafio de reunir a cultura produzida em todos os cantos do País: “O Brasil é um País continental. É por isso que os pontos de cultura são importantes, eles trazem ao ministério tudo o que está sendo produzido no País.”

Por fim, Marta afirmou as expectativas a respeito dos pontos de cultura e sua independência: “Queremos que eles tenham o perfil para aceitar o Vale Cultura e que possam se beneficiar disso. Que levem cultura aos trabalhadores, além do programa Cultura nas Escolas”, finaliza.

Sobre os Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura são a principal ação do Programa Cultura Viva, criado em 2004 pelo Ministério da Cultura, como parte do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva. Eles são projetos provenientes de entidades da sociedade, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, legalmente constituídas, sem fins lucrativos, que exploram diferentes meios e linguagens artísticas e a inclusão digital, ampliando e potencializando o acesso aos meios de produção e formação cultural.



Portal Brasil
Fonte Portal Brasil 28/08/2014 ás 14h

Compartilhe

Balanço do 'Cultura Viva' mostra desafios para futuro