Audiência discutirá situação do comércio de sucatas de ferro

Fonte Agência Câmara de Notícias 11/06/2012 às 13h

 

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realizará nesta terça-feira (12) audiência pública para discutir a situação do comércio de sucatas de ferro no País.

O debate foi proposto pelos deputados Luis Tibé (PTdoB-MG), Miguel Corrêa (PT-MG) e João Maia (PR-RN).

Eles explicam que, na crise mundial de 2008, o setor de siderurgia brasileiro reduziu abruptamente o consumo de sucatas ferrosas. Milhares de empresas de comércio de recicláveis sofreram com a falta de colocação de suas sucatas ferrosas no mercado, o que ocasionou prejuízos e demissões. A alternativa encontrada foi a exportação.

“Entretanto, com a entrada de produtos semiacabados de aço por parte de fornecedores internacionais, é cada vez mais frequente e intensa a especulação de que o setor siderúrgico – consumidor de sucatas ferrosas e fabricantes de produtos semiacabados – tem a intenção de se mobilizar para proibir a exportação dessas sucatas ferrosas”, disse Tibé.

Ele afirma que essa atitude colocará novamente em risco todo o setor de reciclagem, dos sucateiros aos catadores, além de causar prejuízos ambientais e sociais, com a redução das tonelagens coletadas e preços pagos aos fornecedores do setor.

Foram convidados:
- o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel;
- o presidente do Instituto Nacional das Empresas de Preparação de Sucata Não Ferrosa e de Ferro e Aço (Inesfa), Marcos Sampaio da Fonseca;
- o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa de São Paulo (Sindinesfa), Valentin Aparício Escamilla.

A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 5.

Agência Câmara de Notícias
Fonte Agência Câmara de Notícias 11/06/2012 ás 13h

Compartilhe

Audiência discutirá situação do comércio de sucatas de ferro