Atletas e passistas reforçam campanha de doação de sangue do Hemorio

Fonte Agência Brasil. 29/01/2010 às 16h

Atletas e torcedores do Clube de Regatas do Flamengo, além de músicos e passistas da Escola de Samba da Mangueira participaram hoje (29) da campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade", lançada no último dia 26, para aumentar o estoque de sangue do Instituto de Hermatologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), no período de carnaval.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde da Defesa Civil (Sesdec), distribui sangue e derivados para mais de 200 hospitais públicos do estado. Segundo a chefe de atendimento do Hemorio, Naura Faria, a instituição faz várias campanhas durante o ano, principalmente em períodos críticos onde há uma queda no volume de bolsas de sangue em estoque.

A época de carnaval, de acordo com ela, é uma das mais difíceis no ano em termos de oferta de sangue porque é antecidida pelas férias escolares, onde há uma queda de 30% do comparecimento dos doadores. Com o feriado do Carnaval, prolongado e vindo logo em seguida, a redução chega a 50%.

A campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade" ocorre há sete anos. Tantos os times de futebol como as escolas de samba, inclusive artistas, colaboram com o Hemorio no período do Carnaval. Neste ano, as madrinhas da campanha foram a atriz Juliana Alves e a modelo Luiza Brunet.

Uma das pacientes do ambulatório, Claudia Ramos, de 27 anos, que é portadora de anemia falciforme, elogiou a iniciativa. “Acho muito importante, porque quanto mais pessoas que tenham apelo na mídia puderem contribuir melhor. Eu, que estou internada aqui, sempre preciso de transfusão e, às vezes, falta." 

A coordenadora de atendimento do Hemorio disse que o principal desafio da coleta de sangue é “desfazer os mitos, as pessoas ainda têm medo de doar sangue e se contaminar. Isso não é verdade, todo o material é descartável." Naura lembrou que a necessidade de doação de sangue é diária. Se cada um doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, o estoque sempre estaria em nível adequado, calculou a coordenadora.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, o Hemorio fará coleta de sangue na Cinelândia.   

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 29/01/2010 ás 16h

Compartilhe

Atletas e passistas reforçam campanha de doação de sangue do Hemorio