Antonio Russo quer trecho da Ferrovia Norte-Sul em Mato Grosso

Fonte Agência Senado 11/06/2012 às 20h

O senador Antônio Russo (PR-MS) defendeu nesta segunda-feira (11) a construção de trecho da Ferrovia Norte-Sul em Mato Grosso do Sul. Segundo o senador, o trecho favoreceria uma região produtora que necessita de infraestrutura adequada. Ele assinalou que a escolha do traçado, que será feita em Brasília, terá impacto nas vidas de muitos brasileiros.

- Vemos no traçado que passa pelos Municípios sul-mato-grossenses uma oportunidade ímpar de impulsionar o desenvolvimento econômico e social e de promover ainda mais a interiorização do Brasil, elevando o índice de desenvolvimento urbano - afirmou o senador sobre a Norte-Sul.

O traçado defendido pelo senador se refere ao trecho da ferrovia entre Estrela do Oeste (SP) e Panorama (SP). Para ele, a ferrovia deveria passar pelos municípios sul-mato-grossenses de Aparecida do Taboado, Selviria, Três Lagoas e Brasilândia, todos próximos à divisa com São Paulo, a Leste.

O senador fez um apelo ao governo para que dê prioridade à construção das ferrovias, que poderão beneficiar o estado, e destacou o empenho do governo estadual na defesa do traçado que beneficie Mato Grosso do Sul.

Baixo custo

Antônio Russo disse julgar lamentável o atraso do Brasil na utilização dos trens para transportes de cargas e destacou o baixo custo do transporte ferroviário, mais utilizado em países como Estados Unidos e China.

- Temos apenas 29 mil quilômetros de ferrovias no país, dos quais somente 11 mil são explorados. O restante está desativado ou subutilizado - lamentou.

Para o senador, a ampliação dos investimentos na malha ferroviária no Programa de aceleração do crescimento (PAC) 2 é positiva e pode trazer uma expansão significativa da participação das ferrovias entre os meios de transporte.

- Com isso começa a ser construída uma matriz ferroviária no país que pretende elevar dos 25% atuais para 32%, em 2020, a participação desse modal no transporte nacional de cargas - afirmou.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 11/06/2012 ás 20h

Compartilhe

Antonio Russo quer trecho da Ferrovia Norte-Sul em Mato Grosso