Andef mostrará a importância da agricultura para a sustentabilidade

Fonte Assessoria de Comunicação - Andef 14/12/2009 às 18h

Começa amanhã a 1ª EcoVegetal

Lançada em Curitiba (PR) pela Andef, a Mostra Cultural e Educacional em Defesa Vegetal mostrará a importância da agricultura para a sustentabilidade

A Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, lança nesta terça-feira, 15, um novo programa de educação e de conscientização sobre a importância da agricultura e da defesa vegetal para o desenvolvimento sustentável. Trata-se da 1ª edição da EcoVegetal - Mostra Cultural e Educacional em Defesa Vegetal -, que acontecerá em Curitiba, no Paraná.

A iniciativa tem como objetivos destacar a contribuição da agricultura para a sustentabilidade sob os aspectos econômico, social e ambiental do país. Ao mesmo tempo, ressaltará a importância do controle de pragas para a competitividade agrícola. O evento também mostrará o papel decisivo do uso correto dos defensivos agrícolas como tecnologia para a produtividade no campo e a geração de alimentos saudáveis, fibras e fontes renováveis de energia.

Esta edição tem o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Ambiental do estado. O projeto da Mostra Vegetal foi desenvolvido pela Ehco, agência ambiental paranaense. Os próximos eventos acontecem dia 16, em Ponta Grossa, e dia 18, em Guarapuava, no Paraná.

Sobre a EcoVegetal

A EcoVegetal se desenvolverá em tendas montadas sempre em locais abertos ao público, como campus de faculdades e parques de cidades apropriados para a realização de eventos. "A programação consistirá de palestras para públicos adultos sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas", explica Luís Carlos Ribeiro, gerente de Regulamentação Estadual da Andef. "Já para o público infanto-juvenil, foram criadas apresentações cênicas cujas mensagens procuram despertá-lo para a importância da agricultura como geradora de alimentos e da preservação ambiental", completa Ribeiro.Como são as atividades durante a EcoVegetal:

Tenda principal: 

-  Palco para apresentações artísticas e palestras cênicas para grupos de até 100 pessoas;
- Tela de plasma, com exibição filmes institucionais da ANDEF;
- Ambientação temática com cesto de pães, sacos de juta com grãos e gôndola com frutas e hortaliças.

Atividade: CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE

- Destinada ao público adulto: técnicos que trabalham diariamente na agricultura, departamentos técnicos (SEAB, SESA e IAP), estudantes (técnicos universitários), assistência técnica (EMATER PR) e professores.
- Como são realizadas: palestra e apresentação cênica com um novo personagem, "Du Croissant", um mestre cuca bem divertido, criado especialmente para o projeto EcoVegetal.
- Distribuição de material informativo técnico e materiais institucionais das entidades realizadoras.

Atividade: MULTIPLICAR INFORMAÇÕES

- Destinada ao público adulto: pais e alunos;

- Como são realizadas: apresentação de peça de teatro. Utilizando argumentos técnicos aliados a elementos cômicos e à interação com a platéia, três folhagens divertidas discorrem sobre a importância dos manejos de defesa vegetal para o controle de pragas que prejudicam a produção de alimentos;
- Entrega de ecobag mediante cadastramento.

 PROGAMAÇÃO:

Universidade Federal do Paraná, UFPR - Campus Agrárias Rua dos Funcionários, 1540 - Cabral.

Cronograma da manhã:


. 09:00 às 09:30 horas - credenciamento e entrega de kits EcoVegetal
. 09:30 às 09:50 horas - recepção
. 09:50 às 10:00 horas - abertura oficial - Palestra ANDEF
. 10:00 às 10:30 horas - apresentação teatro de Folhagens do EhcoArte
. 10:30 às 11:00 horas - palestra
. 11:00 às 11:30 horas - palestra cênica com personagem do EhcoArte
. 11:30 horas - encerramento

 

Como participar:

As inscrições podem ser feitas através do email [email protected] ou pelo telefone (41) 3039-7339, com a informação da cidade em que deseja participar.

Mais informações: www.andef.com.br/ecovegetal

Cronograma da tarde:
. 13:00 às 13:30 horas - credenciamento e entrega de kits EcoVegetal
. 13:30 às 13:50 horas - recepção
. 13:50 às 14:00 horas - abertura oficial - Palestra ANDEF
. 14:00 às 14:30 horas - palestra
. 14:30 às 15:00 horas - palestra cênica com personagem do EhcoArte
. 15:00 horas - encerramento
Assessoria de Comunicação - Andef
Fonte Assessoria de Comunicação - Andef 14/12/2009 ás 18h

Compartilhe

Andef mostrará a importância da agricultura para a sustentabilidade