Ana Amélia cobra do governo medidas para garantir competitividade do setor agropecuário

Fonte Agência Senado 04/06/2012 às 19h

A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu nesta segunda-feira (4) a adoção de medidas para garantir a competitividade dos produtores brasileiros. Segundo a senadora, o governo reduz impostos para o setor automotivo, mas se esquece do setor rural, responsável por mais de 30 milhões de empregos. Como exemplo dos problemas enfrentados no campo, Ana Amélia citou o caso dos produtores de suínos, especialmente no Sul do país.

- O exemplo dos produtores de suínos, que em menos de dois meses podem ver várias propriedades fechadas, precisa servir de alerta para que o governo abra canais de diálogo e encontre soluções duradouras para o custo Brasil.

A senadora afirmou ter recebido relatos de empresários do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde produtores independentes estão prontos para decretar falência em razão dos graves problemas financeiros. A queda nas exportações, principalmente para a Rússia e a Argentina, é apontada como causa da crise no setor.

Para Ana Amélia, o setor agropecuário perde competitividade pelos mesmos motivos que indústria de manufaturados, e, por isso, merece o mesmo tratamento por parte do governo. Além da queda peso da folha salarial e da redução no custo da energia elétrica, a senadora aponta como necessidade o investimento em infraestrutura de transportes.

- Volto a afirmar que medidas pontuais como redução de impostos não vão resolver os problemas de competitividade. Viver de apagar incêndios não vai evitar um desastre maior: a extinção de empresas, principalmente as de economia familiar, um setor que garante a sustentabilidade no campo.

Pensão

Ana Amélia também voltou a fazer um apelo em favor dos aposentados da Varig. O Aerus, fundo de pensão de que faziam parte, foi liquidado, com a crise da companhia aérea. A senadora relatou dificuldade de viúvas para receber a pensão a que teriam direito por problemas burocráticos.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 04/06/2012 ás 19h

Compartilhe

Ana Amélia cobra do governo medidas para garantir competitividade do setor agropecuário