Amazonas e Inpa inauguram Oficina Escola de Ukulelê

Fonte Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia 26/08/2014 às 21h
O projeto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Madeiras da Amazônia, “Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia”, que utiliza madeira caída para a confecção de instrumentos musicais, tem colhido bons frutos. O instituto e a Prefeitura de Presidente Figueiredo (AM) inaugurou na última semana uma Oficina Escola de Ukulelê.

O objetivo do projeto é despertar a vocação científica e oportunizar a estudantes de ensino médio a vivência com pesquisadores. Outra vantagem do programa é despertar ainda na educação básica a curiosidade dos alunos e a disciplina que o conhecimento científico requer. Também é um vasto campo para “identificar talentos”. Muitos deles se interessam por cursar uma graduação e alguns seguem a carreira científica.

E a aptidão dos jovens não é apenas para ciência e tecnologia. O programa acaba se tornando interdisciplinar. Alguns alunos vão mais longe e conseguem abraçar o projeto, que possui vários apelos. O Ukulelê – nome de instrumento de cordas havaino - vai desde a sustentabilidade ecológica, passando pela inclusão social, geração de renda, até a atividade cultural.

O aluno Pablo Alves, 18, da Escola Estadual José Mota de Manacapuru, foi um dos contemplados a participar do projeto por seu bom desempenho escolar. “Minha cabeça mudou completamente depois que entrei para o projeto. Hoje tenho consciência que tenho o dever de preservar o local que eu vivo, porque não precisamos cortar árvores para confeccionar o Ukulelê, eles são feitos de madeira caída, e também de resíduos que podem e devem ser reutilizados de serrarias”.

“A expectativa é que esses alunos que serão contemplados obtenham o mesmo êxito que os alunos de Manacapuru”, disse pesquisadora do Inpa e coordenadora do projeto, Claudete Catanhede.

A Camerata de Ukulelê tocou ano passado no Teatro Amazonas, em apresentação emocionante para mais de 700 pessoas a convite do Maestro Davi Nunes. De acordo com Catanhede, os estudantes foram convidadas para participar de um evento musical internacional na Itália, em julho de 2015.


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Fonte Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia 26/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Amazonas e Inpa inauguram Oficina Escola de Ukulelê