Alvaro Dias critica gestão da economia no governo Dilma

Fonte Agência Senado 04/06/2012 às 19h

O senador Alvaro Dias (PSDB–PR) criticou, nesta segunda-feira (4), a gestão da economia no governo da presidente Dilma Rousseff. Ele disse que o “péssimo resultado” do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre do ano mostra que o caminho perseguido pelo governo até agora não está produzindo resultados positivos e precisa ser mudado.

Alvaro Dias afirmou que a alternativa de levantar o PIB por meio da expansão do consumo não funciona e criticou a falta de investimentos públicos e privados que, para o senador, são necessários para melhorar as condições de competitividade do país.

- Especificamente em infraestrutura, investe-se hoje menos que na década de 80, aquela que era chamada de ‘perdida’ até pouco tempo atrás. Estímulos ao investimento privado jamais foram adotados. As parcerias público-privadas continuam engavetadas – lamentou.

O senador ressaltou que os investimentos em infraestrutura viária feitos este ano até agora representam apenas metade do que foi aplicado no mesmo período de 2011. Ele citou manchete do jornal Valor Econômico que mostra que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está paralisado, com 55% da malha rodoviária nacional - ou 33 mil quilômetros de estradas - sem contratos de manutenção e recuperação.

- Por absoluta incompetência gerencial, o governo não consegue concluir uma das mais importantes obras logísticas do país, a Ferrovia Norte-Sul. Para piorar, as intenções de investimento nos próximos quatro anos já diminuíram em R$ 35 bilhões, segundo o [jornal] Estado de S. Paulo – criticou.

Alvaro Dias lembrou que a oposição vem alertando o governo há anos para a necessidade de reformas de profundidade, como a tributária, mas observou que “quando a Presidência da República não tem interesse, as reformas não ocorrem”. O senador disse que é impossível a oposição fazer prevalecer os seus projetos para a economia porque o governo domina o Congresso Nacional “com uma maioria que esmaga os minoritários”.

O parlamentar registrou ainda um alerta da Associação Comercial do Paraná à sociedade sobre a necessidade do combate à corrupção, que, conforme o manifesto, “mina a confiança da sociedade na gestão pública”. A Associação também defende o respeito ao Poder Judiciário e a liberdade de expressão. O senador Alvaro Dias ressaltou a importância de outras entidades se manifestarem nesse momento político, que considerou crucial para o destino do país.

Voto de aplauso

Alvaro Dias requereu um voto de aplauso ao escritor paranaense Dalton Jérson Trevisan, vencedor do Prêmio Camões, o mais importante da literatura portuguesa, instituído por Brasil e Portugal no final da década de 80. O senador informou que Dalton Trevisan é o décimo brasileiro a obter o prêmio.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 04/06/2012 ás 19h

Compartilhe

Alvaro Dias critica gestão da economia no governo Dilma