Agricultores participam de curso sobre cultivo de hortaliças

Fonte Embrapa 25/08/2014 às 22h
Nos dias 27 e 28 de agosto os agricultores familiares do município de Padre Marcos (PI), localizado a 391 km de Teresina, terão a oportunidade de participar do curso Cultivo Orgânico de Hortaliças. O evento é uma realização da Embrapa Meio-Norte. As aulas serão ministradas na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Padre Marcos.

Sob a coordenação do analista de Transferência de Tecnologia, Pedro Rodrigues de Araújo Neto (Eng. Agrônomo), o curso é voltado para agricultores familiares do Território da Cidadania Vale do Guaribas, no semiárido piauiense.

As aulas começam na manhã desta quarta (27) com a apresentação sobre horta orgânica, preparo de canteiros e covas; transplantio e plantio direto. Em seguida, os participantes receberão informações do técnico agrícola Erisvaldo Bispo sobre formação de mudas, sementeira em canteiros, em copos e em bandejas.

No turno da tarde, a programação é retomada com os temas irrigação, calagem, adubação verde, cobertura morta, consórcio e rotação de culturas e manejo do mato, apresentados também por Pedro Rodrigues Neto. Após, o intervalo, Erisvaldo Bispo falará sobre cultivo das principais hortaliças, principais pragas e doenças em hortaliças e controle alternativo de pragas e doenças.

No dia seguinte (28) pela manhã, os participantes terão uma aula prática sobre o cultivo orgânico de hortaliças, onde receberão orientações sobre como preparar defensivos alternativos, fertilizantes, composto orgânico e serão orientados ainda sobre preparo de canteiro e solarização.

O curso conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Padre Marcos; da Associação dos Horticultores Orgânicos de Padre Marcos e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Padre Marcos.

Produção orgânica

A produção orgânica está vivenciando uma constante expansão e, nesse curso, o agricultor familiar tem a oportunidade de se beneficiar com práticas e técnicas apresentadas pela Embrapa para oferecer ao mercado um produto saudável e de alto valor comercial.

Os alimentos orgânicos utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente. Agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores são proibidos na produção destes alimentos.

Um alimento orgânico de qualidade é competitivo, saboroso e mais saudável que o convencional, afirma o coordenador do evento, destacando que a busca por uma vida mais saudável requer, também, alimentos saudáveis, livres de pesticidas e agrotóxicos.

Sobre a unidade

A Embrapa Meio-Norte, sediada em Teresina, no Piauí, é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pertencente à categoria de Centro Ecorregional de Pesquisa Agropecuária e Florestal, subordinado diretamente ao Diretor-Presidente da Empresa.

Localizada na avenida Duque de Caxias, 5650, no bairro Buenos Aires, na zona norte da capital piauiense, a 10 quilômetros do centro, a sede da unidade funciona numa área de 400 hectares, abrigando a Chefia Geral, de Administração, Pesquisa e Desenvolvimento, de Transferência de Tecnologias, biblioteca, laboratórios e campo experimental.


Embrapa
Fonte Embrapa 25/08/2014 ás 22h

Compartilhe

Agricultores participam de curso sobre cultivo de hortaliças