Agenda Cultural em Frankfurt

Fonte Ascom/MinC 12/03/2013 às 9h

 

Secretária do MinC participa de reuniões para a realização de programação cultural na Alemanha

A cultura brasileira chegará a Frankfurt, na Alemanha, antes mesmo da abertura da edição 2013 da Feira do Livro, que homenageará o Brasil, em outubro. A secretária-executiva do Ministério da Cultura (MinC), Jeanine Pires, e o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, se reuniram com representantes da área cultural alemã, nos dias 7 e 8 de março, para a organização de uma programação nacional já a partir do mês de agosto.

“A presença brasileira em Frankfurt tem amplo apoio de instituições culturais locais e da prefeitura da cidade. Senti muito envolvimento e compromisso desses interlocutores”, ressaltou Jeanine Pires.

A ideia da programação serve para mostrar a diversidade cultural brasileira, aproveitando o gancho da Feira, que terá o Brasil como país homenageado. A Feira do Livro de Frankfurt é a maior feira de livros do mundo e, para Antonio Grassi, também “é o melhor momento para apresentarmos as diversas faces da arte brasileira”.

Diversidade

Museus e espaços de exibição receberão shows e mostras artísticas brasileiras, como festival de cinema e exposição de Hélio Oiticica. O grafite também colorirá a cidade alemã, com pinturas em prédios, bancos e chãos de praças. Cerca de 13 artistas grafiteiros vão participar da programação, que se inicia em agosto – na Festa dos Museus – e vai até janeiro de 2014. A programação artística ficará a cargo da Funarte (instituição vinculada ao MinC) que trabalha numa curadoria conjunta com as direções artísticas das instituições alemãs.

O presidente da Funarte acredita que essas atividades são importantes para “criar em Frankfurt uma estação brasileira, onde, através da nossa produção artística, possamos mostrar o item mais importante que o Brasil pode divulgar ao mundo: o povo brasileiro com sua riquíssima e exuberante criatividade”.

Os representantes do MinC pediram aos parceiros que pensem em como essa experiência pode se transformar em cooperação permanente entre os dois países, com novas exposições, apresentações e mesmo intercâmbio de artistas. É importante aproveitar a oportunidade da feira e também ampliar a presença brasileira na Alemanha de forma mais permanente, em parceria com o Itamaraty e o governo alemão.

Participaram das reuniões com o MinC representantes do Consulado do Brasil em Frankfurt e da direção da Feira do Livro. Outros representantes de instituições culturais aproveitaram as reuniões para assinar acordos com o MinC para a realização da programação cultural – Museu Schirn, Museu de Arquitetura de Frankfurt, Portikus, Centro Cultural Mousonturm, Palmengaten, Museu de Arte Moderna de Frankfurt, HR (rádio e TV estatal), Centro Cultural Brotfabrik.

 

Ascom/MinC
Fonte Ascom/MinC 12/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Agenda Cultural em Frankfurt