Abrolhos relança Programa Comunidade

Fonte Comunicação ICMBio 12/06/2012 às 22h

Brasília  – O Parque Nacional (Parna) Marinho de Abrolhos, no litoral da Bahia, relançou o Programa Comunidade em Abrolhos. A iniciativa foi criada em 2009 e tem o objetivo de proporcionar a aproximação entre os moradores da região e os gestores da unidade.

A retomada do programa, ocorrida no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), envolveu moradores e usuários da Reserva Extrativista (Resex) do Cassurubá, que comemoravam três anos de criação da unidade. A reserva protege importantes áreas de manguezais e é considerada berçário da biodiversidade da região de Abrolhos.

Por meio de visita orientada, cerca de 200 pessoas da comunidade foram levadas em embarcações até a Ilha Santa Bárbara, uma das que compõem o arquipélago. Lá, além de conhecer as belezas do local, eles receberam informações sobre a importância de se conservar os recursos naturais.

Segundo o chefe do Parna, Ricardo Jerozolimski, neste momento de discussão sobre criação e ampliação das UCs na região de Abrolhos, foi importante interagir com os comunitários e perceber o interesse de todos em proteger a unidade.

“A maioria dos visitantes eram pescadores e pescadoras artesanais que, além de se emocionarem com a beleza do lugar, compreenderam a necessidade da proteção deste ambiente tão rico”, contou Ricardo.

Apesar de morarem tão próximos, a maioria das pessoas não conhecia o parque nacional. Outros, principalmente, pescadores mais antigos, relembraram momentos vividos na região e chamaram a atenção para a oportunidade de estarem recebendo uma atenção diferenciada, pois desta vez viajaram e estavam sendo recebidos como turistas, uma novidade para muitos deles.

A Marinha do Brasil foi parceira na atividade. Após almoço coletivo, convidou a todos para conhecer o farol, importante equipamento de auxilio visual para a navegação na região, construído em 1861, no Reinado de D. Pedro II e em funcionamento na Ilha Santa Bárbara, a maior do arquipélago de Abrolhos.

Neste ano, o Programa Comunidade em Abrolhos conta com a parceria da organização Ecomar Brasil, por meio do Projeto “Encantamar: Educando seu Olhar para construir seu Lugar. O projeto tem o patrocínio do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e, juntamente, com o Parque coordena as ações do programa na região.

 

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 12/06/2012 ás 22h

Compartilhe

Abrolhos relança Programa Comunidade