Aberta inscrição para programa de inovação entre Brasil e França

Fonte MCT. 23/12/2009 às 10h

Está aberta a inscrição para o Programa Oseo/Finep, que selecionará projetos de inovação desenvolvidos em parceria por empresas brasileiras e francesas. O acordo de Cooperação Tecnológica, assinado pelos dois países em 7 de maio último, prevê que o Programa tenha duração inicial de cinco anos. O montante de recursos só será definido em 2010, após a seleção das propostas. A Oseo é a agência de inovação da França, equivalente à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) no Brasil.
 
Os projetos devem ser complementares e desenvolvidos por uma empresa nacional e uma francesa. As propostas devem ser enviadas às duas agências – escrita em francês para a Oseo e em português para a Finep. O prazo para inscrição vai até 15 de janeiro de 2010. As propostas devem ser apresentadas em formulário eletrônico específico que será disponibilizado em breve. O resultado da primeira seleção sai até 5 de março.
 
Os projetos devem contemplar o desenvolvimento de produtos inovadores que atendam a uma necessidade imediata do mercado. Centros de pesquisas, universidades e empresas de outros países poderão integrar o projeto na qualidade de participantes, excluída a possibilidade de figurarem como proponentes do projeto. 

Oseo Inovação

É a principal fonte de ajuda a pequenas e médias empresas inovadoras na França, tendo apoiado cerca de cinco mil delas em 2008, com aportes de  800 milhões de euros. A França tem hoje mais da metade de seus pesquisadores trabalhando no setor privado – 56% - e, de seus gastos com P&D, 63% são feitos por empresas, que têm fortes incentivos fiscais. O país ocupa hoje o 2º lugar na Europa e o 5º mundial em termos de depósitos de patentes.
 
Finep

A Financiadora é uma empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Há 42 anos apoia projetos de inovação de empresas de todos os portes e instituições de ensino e pesquisa, oferecendo recursos reembolsáveis com taxas diferenciadas e não-reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) por meio de editais.
 

MCT.
Fonte MCT. 23/12/2009 ás 10h

Compartilhe

Aberta inscrição para programa de inovação entre Brasil e França