A Herança Africana no Brasil é o novo lançamento em HQ da Editora Nemo

Fonte Imprensa Editora Nemo 06/02/2015 às 23h

 História da escravidão e a presença de elementos africanos na sociedade brasileira ganha versão inédita em quadrinhos.

 

  Impossível dissociar o Brasil da africanidade – legado marcante em nossa cultura tão mestiça. Na HQ “A Herança Africana  no Brasil”temos, a partir de relatos históricos roteirizados por Daniel Esteves e com arte de Wanderson e Wagner de  Souza, uma dinâmica história contando a presença do negro em nossa sociedade.

  A narrativa é guiada pelo ano e cidade em que a história se passa. O primeiro capítulo tem início em Salvador, nos tempos  atuais, onde a avó conta para sua querida neta como tudo começou, voltando a uma Angola de 1650. “Um Som Distante”  apresenta Olaitan, um negro retirado de sua terra e separado de sua família para ser traficado pelos portugueses por meio  do navio negreiro.

  A brutalidade e todo o sofrimento dos personagens envolvidos estão claramente representados em “Ginga do Ouro”,  onde Sebastião é levado para Minas Gerais no auge da mineração e não perde a esperança de conseguir sua alforria. O  capítulo traz ainda alguns detalhes de como funcionavam os quilombos e conta sobre o surgimento da capoeira.

 “Sabores Presentes” é o terceiro episódio que tem como pano de fundo a história de Dadá, e aproveita para representar a maneira como os costumes africanos ajudaram a formar a cultura e a religiosidade do povo brasileiro. O candomblé e o catolicismo, o maracatu e o samba, a migração dos negros para as áreas periféricas e cortiços são alguns dos temas presentes no último capítulo “Por Onde Passamos”.

A Herança Africana no Brasilé também uma história de dor e conquista que ganha vida através decenários e figurinos repletos de características sociais da época, auxiliando na construção da narrativa. O lançamento é um título imperdível para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história de nosso país e seus antepassados.

Sobre os autores

Daniel Esteves

Ganhador do Troféu HQ MIX 2006 de Roteirista Revelação, Daniel Esteves é roteirista, quadrinista independente, professor nos cursos de Roteiro, História em Quadrinhos, Mangá e diretor da Escola HQEMFOCO. Considerado melhor Roteirista Nacional pelo troféu Angelo Agostini em 2009 e 2012, ministra aulas de Quadrinhos em Escolas Técnicas Estaduais e é formado em Desenho de Comunicação (Técnico), além de diversos cursos de Roteiro e Quadrinhos. Graduado em História pela USP, é editor das publicações HQEMFOCOe de conteúdo dos cursos e do site HQEMFOCO.

Wanderson de Souza

É ilustrador e quadrinista, formado em cursos de História em Quadrinhos, Desenho e Computação Gráfica. Nos últimos anos, vem atuando como ilustrador, além de ministrar aulas na área de quadrinhos. Entre seus trabalhos estão participações nas coletâneas Front, Quadrinhópole, Café Espacial e Nanquim Descartável.

Wagner de Souza

Nascido em São Paulo, Wagner colaborou fazendo as cores da HQ ganhadora do HQMIX de melhor edição de autor de 2013, “KM Blues”. É formado em quadrinhos no HQ EM FOCO, Design na Unesp e pintura na Quanta Academia de Artes. Atualmente, trabalha com ilustração editorial, didáticos e publicitária. 

Serviço:

 

A Herança Africana no Brasil

Roteiro: Daniel Esteves

Desenhos: Wanderson de Souza

Cores: Wagner de Souza

Páginas: 64

Formato: 20 x 27,3 cm

Preço: 42,00

ISBN:978-85-8286-102-8

Editora Nemo – 2015

www.editoranemo.com.br

Imprensa Editora Nemo
Fonte Imprensa Editora Nemo 06/02/2015 ás 23h

Compartilhe

A Herança Africana no Brasil é o novo lançamento em HQ da Editora Nemo