A casa automatizada do futuro: dispositivos inteligentes a deixam mais vulnerável?

Fonte RMA Comunicação 13/03/2013 às 16h

Trend Micro destaca os riscos aos quais os usuários são expostos caso não procurem garantir a segurança dos dispositivos

São Paulo, março de 2013 – A última novidade entre os amantes de tecnologia são os gadgets e dispositivos para automação residencial, que transformam em realidade o sonho da chamada “Casa Inteligente”. Ao mesmo tempo em que estes dispositivos habilitados para internet oferecem comodidade e acessibilidade, eles também podem apresentar riscos de segurança. Por essa razão, a Trend Micro, líder mundial em segurança na nuvem, elaborou um infográfico para alertar os usuários, com alguns exemplos de como os cibercriminosos podem aproveitar vulnerabilidades encontradas nesses dispositivos para roubar informações.

 
De acordo com Hernán Armbruster, vice-presidente da Trend Micro no Brasil, os riscos são similares aos encontrados na internet, mas podem ter consequências mais graves. “Uma casa automatizada possui diversos equipamentos conectados à internet, que, se não seguirem regras de segurança e prevenção, servem como porta de entrada de hackers e cibercriminosos“, afirma.

As geladeiras inteligentes são um bom exemplo dessa nova realidade. Apesar de permitirem aos usuários comprar seus mantimentos on-line, otimizando tempo e locomoção, também podem ser usadas como um meio para roubar senhas de cartões.

Outra maneira, ainda mais grave de invasão, pode acontecer em carros e sistemas de segurança residencial – como câmeras de vigilância, fechaduras eletrônicas e etc. “Nesses casos os cibercriminosos podem prejudicar funções do carro, o que pode levar a acidentes, e também permitir o acesso criminoso à casa atacada“, afirma Armbruster.

É altamente recomendável que os usuários, ao analisar estes novos dispositivos, pesquisem primeiro as opções de segurança disponíveis e características do equipamento antes de comprar qualquer gadget. Também é importante que as pessoas sejam mais pró-segurança e se familiarizem com os riscos de conectar dispositivos à Internet”, finaliza.
Para conhecer mais os riscos e ter informações sobre as melhores práticas de segurança, leia nosso guia eletrônico: Um Guia para as resoluções de ano novo 2013.
 

 

 

Sobre a Trend Micro
Trend Micro Incorporated, líder global em segurança em nuvem, proporciona a empresas e consumidores um mundo seguro para a troca de informações digitais, por meio da segurança para conteúdo na internet e gerenciamento de ameaças. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa é pioneira em segurança para servidor. Nós oferecemos segurança altamente conceituada, baseada em cliente, servidor e em nuvem, que atende às necessidades de nossos consumidores e parceiros, impede ameaças mais rápido e protege dados em ambientes físicos, virtualizados e em nuvem. Potencializados pela infraestrutura Trend Micro™ SmartProtection Network™, nossos produtos, serviços e segurança, líderes na indústria de cloud-computing, impedem a ação de ameaças de onde quer que elas surjam, na internet, com o apoio de mais de 1.200 especialistas em inteligência de ameaças em todo o mundo. Para informações adicionais, visite www.trendmicro.com.

RMA Comunicação
Fonte RMA Comunicação 13/03/2013 ás 16h

Compartilhe

A casa automatizada do futuro: dispositivos inteligentes a deixam mais vulnerável?