7 dias de festa e mobilização no Iguaçu

Fonte Comunicação ICMBio 02/06/2012 às 23h
O Parque Nacional (Parna) do Iguaçu organiza uma série de atividades, de 4 a 10 de junho, em Foz de Iguaçu, onde fica a sede do parque, no Paraná, para comemorar a Semana do Meio Ambiente. A programação inclui mutirão de limpeza do rio Iguaçu, parada ecológica, exposição fotográfica e apresentação especial de teatro.

A campanha contará com o apoio de servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), das concessionárias, acadêmicos, entre outros voluntários. As ações buscam sensibilizar, informar e envolver os participantes. Serão sete dias com uma programação pautada nos desafios da preservação e conscientização ambiental.

A abertura, no dia 4, terá início às 9h com a exposição fotográfica “Não Alimente o Quati”, no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. A mostra, com 12 painéis, destaca problemas provocados aos animais pela alimentação inadequada oferecida por turistas. Todo o material é em português e inglês e ficará exposto aos visitantes até o início de julho.

No mesmo dia será realizado um mutirão de retirada de lixo em vários pontos da unidade, incluindo as encostas da Trilha das Cataratas, BR-469, rio Iguaçu, acima das Cataratas e arredores do parque. Todo o lixo recolhido será pesado e ganhará uma exposição no Espaço Porto Canoas, denominada “Trajeto do Lixo no Rio Iguaçu”. O material ficará exposto até domingo (10).

Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, os motoristas serão abordados em uma parada ecológica, no portão de serviços do Parque Nacional do Iguaçu. A iniciativa visa a sensibilizar os condutores sobre as regras de limitação da velocidade na BR-469, trecho interno de acesso às Cataratas do Iguaçu. Anualmente dezenas de animais são atropelados e mortos pelo excesso de velocidade no local.

No dia 6 de junho, o grupo circense Trupe Luz da Lua apresentará uma peça teatral com provocações e reflexões sobre o meio ambiente, no Espaço Porto Canoas, às 14h. Os artistas prometem uma interação com os visitantes, funcionários e voluntários da Semana do Meio Ambiente. O espetáculo será cheio de surpresas, iniciativas e criações artísticas elaboradas com exclusividade para o dia.

 

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 02/06/2012 ás 23h

Compartilhe

7 dias de festa e mobilização no Iguaçu