11º Enecult debaterá construção de conhecimento ligado à cultura

Fonte Ministério da Cultura 10/08/2015 às 9h

O Ministério da Cultura (MinC) será um dos participantes da 11ª edição doEncontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), que será realizado de 11 a 14 de agosto, em Salvador. Organizado pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o evento se propõe a reinventar formatos estabelecidos e ampliar os espaços de troca, debate e construção do conhecimento ligado à área da cultura.

 

O encontro, que será realizado no Campus Ondina da Universidade, tem grande peso nos meios acadêmicos brasileiros, com a participação de palestrantes do País e do exterior. Nas dez primeiras edições, houve apresentação de mais de 2,5 mil trabalhos em diferentes eixos temáticos por professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais do setor cultural. Em 2015, ocorrerão simpósios, minicursos, relatos de experiências, lançamentos de livros e encontros de redes. 

 

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, participarão da abertura do evento, na terça, às 19h, no Auditório da Faculdade de Arquitetura. Na sexta-feira (14), às 9h, Varella estará em um simpósio sobre Arte e Cultura ao lado do presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Francisco Bosco. 

 

Para Guilherme Varella, o Enecult é uma oportunidade relevante para o MinC refletir e debater a cultura brasileira junto com o meio acadêmico. "Pensar a cultura hoje é fundamental, em um vasto terreno, como a democratização do acesso aos bens culturais, a participação mais efetiva dos movimentos sociais, a preservação das identidades e saberes, a realização de estudos e pesquisas para obter indicadores dos quais tanto necessitamos, o uso das ferramentas tecnológicas e a atuação em rede", afirma. "As universidades são parceiras extremamente qualificadas para nos ajudar em questões como essas", considera.

 

Também na sexta-feira, o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da SPC, Pedro Vaconcellos, participa como um dos debatedores do simpósio Políticas Culturais e Universidades, a partir das 8h30. O objetivo desse evento será discutir como intensificar a relação do meio acadêmico com o campo cultural. "Queremos nos aproximar das universidades, para estruturar uma rede de pesquisa e reflexão sobre políticas culturais, fortalecendo esse debate", afirma Pedro Vasconcellos. 

 

Economia da cultura

 

O MinC, por meio da Diretoria de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da SPC, coordena duas programações voltadas aos Observatórios Brasileiros da Economia Criativa (Obec). Presentes em seis unidades da Federação (AM, RJ, BA, DF, GO e RS), os Obecs realizam e difundem estudos e pesquisas sobre as diferentes perspectivas da dimensão econômica da cultura. 

 

Na quarta-feira (12), será realizado no Enecult o Encontro dos Observatórios Estaduais de Economia Criativa, que contará com a presença da diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da SPC, Georgia Nicolau. Na quinta, às 9h, os representantes dos Obecs e do MinC participarão de uma oficina integrada para tratar de metodologias de pesquisa. 

 

"Os Observatórios são iniciativas fundamentais para qualificação das políticas públicas de cultura no campo econômico e propiciam corredores de comunicação e articulação efetivos entre a sociedade, o governo e a academia sobre o tema", destaca Georgia. 

Ministério da Cultura
Fonte Ministério da Cultura 10/08/2015 ás 9h

Compartilhe

11º Enecult debaterá construção de conhecimento ligado à cultura