Zodiac lança medicamento para tratar a osteoporose

Fonte MAPA Comunicação Integrada 16/05/2013 às 20h

Com dose única mensal, Osteotec®) reduz significativamente a incidência de fraturas nos pacientes.

A osteoporose é um problema de saúde pública no mundo, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a epidemia silenciosa do século 21. Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), existem no Brasil aproximadamente 10 milhões de pessoas com a doença e sua prevalência, acompanhada da morbidade e mortalidade de suas fraturas, aumenta a cada ano.

A osteoporose é uma doença crônica e progressiva que se caracteriza por um desequilíbrio entre a velocidade de degradação do tecido ósseo e a formação de osso novo. Há diminuição da densidade mineral óssea e deterioração de sua microarquitetura, com redução da força óssea e aumento do risco de fraturas. Cerca de 80% das fraturas em mulheres com mais de 50 anos são causadas pela osteoporose. As lesões de quadril ou vértebra aumentam a mortalidade.

Para auxiliar nesse tratamento, o laboratório Zodiac lança para o mercado brasileiro o medicamento Osteotec® (Ibandronato). O ibandronato pertence à classe dos bisfosfonatos e age promovendo a diminuição da reabsorção óssea e produz o aumento da densidade mineral óssea. Estudos clínicos demonstraram que o ibandronato tem mais potência que outros bisfosfonatos pela sua forte afinidade de ligação com o componente mineral do osso e persistência prolongada nos tecidos esqueléticos.

O Osteotec® é comercializado em embalagens com 1 ou 2 comprimidos de 150 mg e é indicado para a prevenção e o tratamento da osteoporose e tem como finalidade reduzir o risco de fraturas. Osteotec deve ser administrado em dose única mensal, o que proporciona maior aderência ao tratamento. Os efeitos colaterais observados nos estudos clínicos foram discretos e contribuem para a segurança da medicação.

Segundo o diretor da Unidade de Negócios Farma da Zodiac, João Carlos Venâncio, o Osteotec® chega para ampliar a Linha músculo-esquelética da unidade, que já conta com medicamentos que atendem várias especialidades como Ortopedia, Reumatologia, Dor, Clínica Geral, Ginecologia e Urologia. "Buscamos novas soluções que ampliem o nosso portfólio, agreguem benefícios ao tratamento e sejam acessíveis aos pacientes", afirma.

O que é osteoporose?

É uma doença crônica e progressiva que se caracteriza por um desequilíbrio entre a velocidade de degradação do tecido ósseo e a formação de osso novo. Nesses casos, há diminuição da densidade mineral óssea e deterioração de sua microarquitetura, com redução da força óssea e aumento do risco de fraturas. É uma doença silenciosa até que se apareçam as fraturas ósseas espontâneas (quebra dos ossos aos mínimos esforços). Os ossos que se quebram com maior facilidade são as vértebras, fêmur, costelas e ossos do punho. Como consequência das fraturas vertebrais pode ocorrer diminuição da altura e alterações na postura, que determinam dores nas costas e deformidades da coluna, como a corcunda. Algumas pessoas podem se queixar de dores nas juntas.

Sobre a Zodiac

A empresa farmacêutica iniciou suas atividades no Brasil em 1991. Hoje, conta com mais de 500 colaboradores. É parceira de avançados laboratórios de pesquisa na área de saúde em diversos países e incentiva o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. Seus negócios se dividem basicamente nas unidades Onco e Farma. A unidade Farma tem em seu portfólio medicamentos para atender as especialidades: Ortopedia, Reumatologia, Clínica Geral, Ginecologia, Urologia e Dor. www.zodiac.com.br

MAPA Comunicação Integrada
Fonte MAPA Comunicação Integrada 16/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Zodiac lança medicamento para tratar a osteoporose