Zapatero e Chávez discutirão relações entre América Latina e Europa

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O chefe de Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, se reunirá na próxima sexta-feira (11) com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em Madri, informaram à ANSA fontes oficiais da Espanha.

No encontro, de acordo com as mesmas fontes, os dois discutirão os vínculos bilaterais e as relações entre a Europa e a América Latina, um dos pontos que será abordado durante a presidência espanhola da União Europeia (UE), com início em 2010.

"A prioridade é estreitar, fortalecer e manter os laços e as relações comerciais entre a União Europeia e a América Latina", explicou a fonte.

A última visita de Chávez a Madri ocorreu em julho de 2008, quando ele normalizou as relações com esse país. Venezuela e Espanha passaram por um momento de tensão devido ao incidente de 2007, quando o rei Juan Carlos mandou o venezuelano "calar a boca" durante a XVII Cúpula Ibero-americana.

Chávez, segundo a fonte, pediu para ser recebido pelo chefe do Executivo espanhol após sua viagem a países da Europa, Magreb e Oriente Médio, empreendida desde o último domingo.

Depois, Chávez viajará à França, onde se reunirá com o presidente Nicolas Sarkozy. A visita do governante à Espanha ocorrerá dois dias antes da viagem que realizará o boliviano Evo Morales.

Ainda de acordo com a fonte do governo espanhol, Morales se reunirá no dia 15 de setembro com Zapatero, com quem deve discutir também as relações entre Europa e América Latina.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Zapatero e Chávez discutirão relações entre América Latina e Europa