Yane Marques conquista bronze na final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 28/05/2012 às 19h

Yane Marques conquista bronze na final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

 brasileira Yane Marques conquistou a medalha de bronze na final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno deste ano, realizada no último sábado (26.05) em Chengdu, na China. A pentatleta, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, somou 5.200 pontos e garantiu o primeiro pódio do pentatlo moderno brasileiro em 2012.

O melhor desempenho de Yane foi na prova de natação. A bolsista terminou os 200m livre com o segundo melhor tempo da competição, com a marca de 2min15s59, garantindo 1.176 pontos na prova. Na esgrima, a brasileira venceu 23 duelos, quarto melhor resultado entre as finalistas, somando 952 pontos à classificação geral.

Com os resultados nas duas provas anteriores, Yane iniciou o combinado de corrida e tiro na terceira posição, apenas 18 segundos atrás da primeira colocada Laura Asadauskaite, da Lituânia. A brasileira perdeu duas posições nos últimos três mil metros do percurso, chegando a ficar em quinto lugar, mas se recuperou e manteve a terceira colocação, terminando a prova com o tempo de 12min36s80 e 1.976 pontos.

A bolsista na prova de combinado de corrida e tiro.

Na última prova, o hipismo, a brasileira perdeu pontos por causa de algumas faltas. Com isso, fez a 29ª melhor apresentação no salto com o cavalo, conquistando 1.096 pontos.

Completaram o pódio a vice-campeã da competição de 2011, Laura Asadauskaite, que garantiu o ouro com 5.312 pontos e a inglesa Heater Fell, que ocupou a décima colocação durante a maior parte do torneio e se recuperou nas últimas provas, terminando na segunda colocação, com 5.248 pontos.

Ao todo, 36 representantes de 23 países – classificadas nas quatro etapas do torneio que aconteceram no prazo de dois meses – participaram da final. A disputa na China foi a última competição de Yane antes dos Jogos Olímpicos de Londres, que terão início no dia 27 de julho. As disputas do pentatlo moderno acontecerão no dias 11 e 12 de agosto e encerrarão o evento na capital britânica.

Promessa para Londres
O calendário intenso de competição dos últimos dois meses serviu como preparação para a pernambucana, que representará o país em Londres. Com a medalha de bronze na China, Yane foi do décimo para o sexto lugar no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) e é uma das atletas com possibilidade de subir ao pódio nos Jogos Olímpicos deste ano.

Com quatro participações em copas do mundo, a bolsista apresentou resultados expressivos nas competições internacionais: terminou na sétima colocação já em sua estreia na competição em 2008, em Portugal. Um ano depois, tornou-se vice-campeã da competição no Rio de Janeiro. Em 2011, ficou em 16º na final de Londres, evento-teste para os Jogos deste ano.

Em março deste ano, a pentatleta participou da primeira etapa da Copa do Mundo, realizada nos Estados Unidos, conquistando o décimo lugar. Uma semana depois, chegou à quinta posição na etapa carioca do torneio, repetindo o resultado poucos dias depois na quarta etapa, realizada na Rússia.

Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Yane foi a primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha na modalidade, levando a prata no pentatlo moderno e a classificação olímpica para 2012.


Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 28/05/2012 ás 19h

Compartilhe

Yane Marques conquista bronze na final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno