X Games: conheça os brasileiros e as vertentes do skate no evento

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 16/04/2013 às 15h


Executar manobras desafiando a gravidade. Esse é o desejo de milhares de jovens brasileiros praticantes de skate. A modalidade é uma das mais esperadas pelos espectadores que irão acompanhar, de perto ou pela televisão, a etapa brasileira dos X Games, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Os brasileiros Bob Burnquist, Sandro Dias, Pedro Barros, Marcelo Bastos e Rony Gomes mostrarão todo o seu repertório de manobras pela primeira vez embalados pelo apoio da torcida brasileira.

O público poderá acompanhar as disputas do skate em quatro vertentes: vertical, mega rampa (big ar), rua (street) e na piscina vazia (park). As provas serão disputadas a partir desta quinta-feira (18.04), até o domingo (21), no Parque Infraero e no Parque Nacional do Iguaçu. Conhecida como as olimpíadas dos esportes radicais, a etapa nacional conta com o apoio do Ministério do Esporte.

Conheça cada modalidade do skate que será disputada nos X Games:

Skate de rua (street)
A modalidade é disputada na pista que simula um cenário urbano, com obstáculos que deverão ser explorados pelos skatistas, como escadas, corrimãos e calçamento. A prova é a mais difundida e praticada no mundo.

A Street League Skateboarding Select Series abrirá as competições dos X Games Foz do Iguaçu na quinta-feira (18.04). Na arena,15 atletas batalharão por uma vaga nas semifinais. O Brasil será representado por cinco skatistas: Kelvin Hoefler, Rodolfo Ramos, Danilo Rosário, Lucas Xaparral e Danilo Cerezini.

Depois da classificatória, oito atletas seguem para a final. Os skatistas serão julgados pela agressividade, plástica e variação de manobras. Vence o atleta que tiver a melhor média das notas.


Skate vertical
O público que estará presente no skate vertical assistirá uma das provas com o cenário mais belo dos X Games de Foz do Iguaçu. Com as cataratas ao fundo, os brasileiros Bob Burnquist, Sandro Dias e Marcelo Bastos mostrarão suas habilidades no halfpipe, rampa em formato de U.

A prova será disputada em duas baterias de 18 minutos e uma de 20. O atleta que executar a melhor volta ganha a medalha de ouro.


Mega rampa (skate big air)
O brasileiro Bob Burnquist vai encarar a rampa gigante de mais de 25m de altura para defender a medalha de ouro na mega rampa. A prova será disputada por oito atletas em duas baterias de 18 minutos e uma de 20. Levará o título quem receber a maior nota dos juízes. Os brasileiros Rony Gomes e Edgard Pereira também brigam pelo título na prova.


Skate park

A prova é realizada em uma espécie de piscina vazia, onde os atletas utilizam suas formas e bordas para realizar as manobras. Em Foz do Iguaçu, a pista foi inspirada nas tradicionais borboletas encontradas no Parque do Iguaçu. A pista demorou seis meses para ser projetada e foi construída em menos de um mês. O brasileiro Pedro Barros vai mostrar toda a sua habilidade em defesa da medalha de ouro. A final do skate park será no domingo (21.04).

 

Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 16/04/2013 ás 15h

Compartilhe

X Games: conheça os brasileiros e as vertentes do skate no evento