Workshop inicia trabalhos da SNCT 2014 em Uberlândia

Fonte MCTI 14/08/2014 às 22h
Como forma de apresentar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia (SNCT-Uberlândia), a prefeitura do município mineiro, o Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) d​a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro realizaram um workshop de lançamento do evento no anfiteatro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais.

A atividade, nesta terça-feira (12), abriu os trabalhos na cidade e teve a participação de cerca de 80 pessoas – na maioria, professores –, além de representantes públicos das esferas federal, estadual e municipal, como o diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Douglas Falcão.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem a coordenação nacional do MCTI e visa popularizar o conhecimento científico e tecnológico. Neste ano, o evento acontece de 13 a 19 de outubro e aborda a temática "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social".

O objetivo dos organizadores com o encontro em Uberlândia foi dar largada à mobilização local em torno do evento e esclarecer dúvidas. "A intenção foi também trazer as pessoas para mais perto da comissão organizadora para que elas possam efetivamente compreender os objetivos da semana nacional contribuir de uma maneira mais consciente", afirmou a coordenadora do Museu Dica da UFU e coordenadora regional, Sílvia Martins.

Durante o workshop, além da apresentação, a comissão organizadora​ divulgou a programação, discutiu a finalidade do evento e buscou estimular as escolas públicas e privadas a participarem e desenvolverem projetos sobre a temática, disponibilizando uma equipe de apoio para o esclarecimento das dúvidas e orientação para a proposta de atividades.

As ações em Uberlândia serão estendidas e realizadas de 30 de setembro a 7 de novembro. A abertura oficial está marcada para o dia 13 de outubro, no Teatro Rondon Pacheco. Além de atividades culturais, entre os eventos programados estão: a Feira Ciência Viva, a Mostra Brincando e Aprendendo (atividades lúdicas e interativas de educação científica voltadas para grupos escolares), as gincanas do projeto Talentos Matemáticos e a Mostra Ciência na Praça, com a apresentação de projetos e trabalhos de pesquisa tanto de universidades como das instituições de pesquisa.

Ampliação

Douglas Falcão, que é coordenador nacional da semana, destacou a importância de um esforço maior para ampliar o público da SNCT. "Em muitos lugares, percebemos que o evento tem como único foco a comunidade escolar. Temos que manter e aumentar o número de estudantes, mas também diversificar o perfil do público atingido", disse o diretor do MCTI, que ressaltou a mobilização dos parceiros em Minas Gerais, onde as atividades estão sendo interiorizadas – caso de Uberlândia, que fica a mais de 500 quilômetros da capital.

Para a coordenadora do Programa de Popularização da C&T da Sectes, Lívia Leão, a mobilização se deve aos desafios lançados a cada ano, bem como à competência já instalada no estado nas universidades federais e nos institutos e, especialmente, aos professores. "Temos em várias regiões do estado muitos professores comprometidos com essa divulgação científica", disse.

Dos 853 municípios mineiros, 133 participaram da SNCT no ano passado. Para Lívia, o desafio na edição de 2014 é popularizar ainda mais o evento para que seja comemorado e realizado pelas escolas de ensino público e privado. "A semana é um momento muito propício para a escola divulgar o que ela vem fazendo ao longo do ano. Um momento para todos divulgarem o seu conhecimento e o seu trabalho de divulgação da ciência", enfatizou.
MCTI
Fonte MCTI 14/08/2014 ás 22h

Compartilhe

Workshop inicia trabalhos da SNCT 2014 em Uberlândia