Workshop debate tecnologia para sistemas de potência

Fonte Ascom da Fapemig 25/03/2013 às 21h
Nos dias 11 e 12 de abril, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia um evento para debater a aplicação das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para o setor elétrico – as smart grids. É o 1st International Workshop on Smart Grid Communication, para o qual ainda restam vagas.

 

O conceito em foco vem ganhando destaque no mercado nacional nos últimos anos e promete aperfeiçoar o desempenho dos sistemas de potência. O workshop é organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Energia Elétrica, o Inerge.

Com o propósito de investigar e discutir o uso da tecnologia e suas implicações, estarão presentes autoridades nacionais e do exterior, além de empresas do setor energético.

Segundo o professor Moisés Vidal Ribeiro, membro do comitê gestor do Inerge, o objetivo central do evento é “levar a comunidade industrial para dentro da universidade, viabilizando a troca de conhecimentos e a construção de uma linguagem integrada, para assim fortalecer laços entre teoria e prática e garantir um futuro de inovações no setor”.

Integração

As smart grids – ou redes inteligentes, em tradução livre – são constituídas, dentre outras coisas, pela integração de TICs aos sistemas elétricos de potência. Por meio de sistemas de comunicação e infraestrutura de rede automatizada, elas detectam de maneira autônoma alterações ou falhas nas linhas de transmissão de energia e se reconfiguram.

A detecção e a correção de oscilações e falhas na rede se dão por meio de softwares capazes de realizar a leitura da base de dados e estabelecer ajustes imediatos. “Esse processo garante que um problema seja corrigido antes mesmo que seja percebido pelo usuário”, explica Ribeiro.

Leia mais.

 

 

Ascom da Fapemig
Fonte Ascom da Fapemig 25/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Workshop debate tecnologia para sistemas de potência