Workshop de Inovação leva diferencial a empresas

Fonte SEBRAE. 27/11/2009 às 11h
Rachel Rosa

 
O Workshop de Inovação, promovido pelo Sebrae no DF em parceria com Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) reuniu empresários de Taguatinga para solucionar a questão ‘Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação?’, no dia 19/11, na Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (ACIT).

O Workshop revela que com práticas simples é possível se destacar e ser competitivo, independente do tamanho e do setor de atividade da empresa. Por meio de linguagem direta e objetiva, diversos exemplos e conceitos práticos sobre inovação em produtos, serviços, processos, marketing e gestão organizacional foram demonstrados.

Quarta e última edição do ano, o Workshop contou com 70 participantes. Para Leonardo Pereira, consultor da Anpei que ministrou a palestra, inovação é sinônimo de sobrevivência, crescimento, lucratividade e principalmente competitividade nos negócios. Diversos exemplos de atitudes inovadoras foram apresentados, demonstrando que a inovação pode ser uma ferramenta ao alcance de todos.

“O que queremos é sensibilizar o empresário sobre como a inovação pode trazer um diferencial competitivo”, enfatiza a gerente da Unidade de Acesso à Inovação Tecnológica (UAIT) do Sebrae no DF, Flávia Barros. “A inovação é tudo aquilo que pode ser feito de outra maneira que gere lucro, redução de custo e até mesmo melhoria ambiental, otimizando a produção”, complementa.

Na ocasião, foram divulgadas experiências de empresas do Distrito Federal que inovaram e os resultados conquistados por elas. A clínica de Odontologia Arte Odonto conseguiu se destacar no mercado por meio de processos de inovação. Após identificar problemas, buscou solução no Sebrae no DF, que prestou consultoria à empresa. As mudanças vieram desde a identidade visual. Os procedimentos fizeram a Arte Odonto se reiventar e obter diferencial no mercado, sendo reconhecida atualmente como prestadora de serviço de qualidade.

Outro exemplo onde a inovação que fez diferença nos trabalhos aconteceu em Ceilândia. Com apoio do Sebrae no Distrito Federal, um grupo de 11 empresas confeccionistas de roupas vão expor coleções inspiradas na cultura nordestina. A mostra, intitulada Ceilândia Veste, propõe uma identidade própria para a região, apresentando produto original e mostrando potencial não apenas no design e na estética, como também no acabamento, modelagem e capacidade produtiva, segundo o consultor de design do Sebrae no DF, Geraldo Benicio. “Costumamos dizer que esse tipo de ação não traz apenas inovação, e sim uma revolução nessas empresas”, afirma o Consultor.

Além das empresas associadas à ACIT, participam do Workshop clientes do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). Nele, o Sebrae no DF vai diretamente às empresas e faz diagnóstico com foco na inovação. Com base nesse relatório é feito plano de negócio indicando melhorias ao empreendimento.

“É importante participar do Workshop porque os empresários conseguem identificar que, hoje, o que transforma e eleva o patamar de uma empresa são os processos de inovação. Se fizer a mesma coisa, vai ser uma empresa igual às outras. A empresa que busca inovar dentro de sua atividade econômica, melhora os processos e se antecipa perante as necessidades do mercado”, salienta o gestor do projeto ALI, Ricardo Robson.

O Workshop de Inovação para a micro e pequena empresa é gratuito e continua no próximo ano em outras regiões do Distrito Federal.

 
Serviço:

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.df.sebrae.com.br

SEBRAE.
Fonte SEBRAE. 27/11/2009 ás 11h

Compartilhe

Workshop de Inovação leva diferencial a empresas