Workshop analisa pesquisa no combate à desertificação

Fonte ASCOM - MMA 08/05/2012 às 19h

Eestão sendo discutidas e sistematizadas políticas públicas de fomento à pesquisa, além da definição de estratégias de planejamento operacional e utilização dos recursos disponíveis.

A importância da pesquisa no combate à desertificação e o uso de novas tecnologias para o uso sustentável do seminário brasileiro estão sendo discutidos desta terça-feira a quinta-feira (08-10/05), em Campina Grande, no workshop sobre Monitoramento Sistemático da Desertificação no Semiárido Brasileiro: Subsídios para Políticas Públicas. O evento, coordenado pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), reúne representantes dos setores de pesquisa, sociedade e governo e conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Governo do Estado da Paraíba.

"Buscamos tornar mais decisivo o papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro, por meio da promoção, articulação e estruturação de programas de pesquisa sobre caracterização e identificação (qualitativa e quantitativa) dos processos de desertificação", explica o coordenador do Departamento de Combate à Desertificação da Secretaria de Extrativismo de Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Francisco Campello. Para ele, a parceria com outras instituições sediadas na região é fundamental para a construção de caminhos que conduzam a uma efetiva articulação interinstitucional em prol da preservação do semiárido no país.

Durante o encontro estão sendo discutidas e sistematizadas políticas públicas de fomento à pesquisa, além da definição de estratégias de planejamento operacional e utilização dos recursos disponíveis. "A expectativa é conseguir centralizar as ações de fomento ao combate à desertificação, hoje distribuídas em diversos órgão federais e regionais", explica Campello. A partir da unificação do sistema de apoio à pesquisa nesta área, será possível melhor distribuir recursos e apoio ao uso sustentável do seminário brasileiro.

ASCOM - MMA
Fonte ASCOM - MMA 08/05/2012 ás 19h

Compartilhe

Workshop analisa pesquisa no combate à desertificação