Wellington Dias defende manutenção de juros baixos

Fonte Agência Senado 11/04/2013 às 21h

Em pronunciamento nesta quinta-feira (11), o senador Wellington Dias (PT-PI) manifestou apoio à adoção de medidas pelo governo para o combate à inflação, e criticou a “associação de alguns setores que ainda não acompanharam a tendência de redução de juros no país”, a qual garante aumento do poder de compra da população.

Wellington Dias criticou alguns setores da mídia e da oposição, e disse que há uma verdadeira torcida para o aumento dos juros. Ele atribuiu o aumento atual da inflação “a uma oscilação típica de primeiro semestre para a realidade brasileira”, e disse que o aumento no preço dos alimentos “tem a ver com a frustração de safra no Paraná, em São Paulo e nos estados do Nordeste”.

- A quem interessa o juro alto, essa jogatina, essa cobrança, quase uma campanha pelo aumento do juro? – questionou.

O Brasil, disse Wellington Dias, fez um esforço muito grande para chegar ao patamar atual, inclusive com a adoção da Lei de Responsabilidade Fiscal, aprimorada em medidas tomadas nos últimos anos, o que permitiu a acumulação de moeda estrangeira pelo país.

- Hoje temos uma câmbio adequado aos interesses do país, temos condições de evitar sua flutuação por interesses de especuladores e a inflação está sob controle – afirmou.

Wellington Dias apontou ainda a existência de uma “memoria inflacionária”, e lembrou que em tempos recentes o Brasil trabalhava com uma inflação de 84% ao mês, “e quem ganhava eram aqueles que apostavam na jogatina e na especulação”.

- Está correta a política adotada pelo governo, diferentemente do passado, em que se convivia com o conto de fadas de que o Brasil tinha que crescer para repartir o bolo – concluiu.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 11/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Wellington Dias defende manutenção de juros baixos