Vitamina D pode ser obtida por meio do sol

Fonte Imagem Corporativa 27/02/2013 às 10h

Aproveite o verão para repor a vitamina e reduzir riscos de infarto, doenças coronarianas e hipertensão arterial

A vitamina D é uma substância obtida, principalmente, por meio da luz solar e de fontes dietéticas. Aliada a pratica de atividades físicas e aos raios ultravioletas, a vitamina D melhora a absorção de cálcio e de fósforo no organismo, fortalecendo os ossos e ajudando nas funções musculares. Em uma dieta, poucos alimentos são fontes da vitamina. Alguns exemplos são óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga, peixes como salmão, cavala e, em menor quantidade, sardinha e atum.

Segundo Mauro Scharf, endocrinologista do laboratório Pasteur, o consumo desses alimentos não é garantia de vitamina D suficiente para o organismo. “A síntese desses alimentos só poderá ser concluída por meio dos raios solares”, afirma. O médico explica que os indivíduos mais propensos a desenvolver doenças relacionadas à falta da vitamina são os bebês pré-maturos, as crianças e os idosos que não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência.

A vitamina D possui funções definidas e importantes, como combater a enxaqueca e a tensão pré-menstrual, além de atuar nas funções musculares e neurológicas e até ajudar a emagrecer. Ela atua, também, no tratamento de doenças reumáticas, diabetes e alguns tipos de câncer. De acordo com Scharf, no coração, a vitamina D age diminuindo as placas de gordura, reduzindo o risco de infarto, de doenças coronarianas e de hipertensão arterial.

A falta dessa vitamina pode acarretar em vários problemas à saúde. “A ausência de vitamina D pode causar fraqueza, irritabilidade, osteoporose, anorexia, osteomalácea, dentre outras consequências”, esclarece o médico. Para aumentar os níveis da substância no organismo são recomendadas a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e a exposição correta ao sol, que deve ser feita antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar. “Para pessoas com a pele mais escura, a frequência de exposição aos raios solares deve ser maior, pois a capacidade de sintetizar a vitamina D é reduzida”, conclui o endocrinologista.

Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica

O Pasteur nasceu há 36 anos em Brasília e atualmente possui mais de 200 colaboradores e 30 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza serviços e soluções diferenciadas, proporcionando qualidade, confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta a seus clientes. Por meio do Pasteur Popular, disponibiliza exames com qualidade e preços populares para todas as classes sociais, permitindo o acesso a quem não tem plano de saúde. A marca conta, ainda, com o programa Melhor Idade, que oferece atendimento diferenciado para os idosos e uma série de vantagens, como a coleta domiciliar gratuita e descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas e imagem. Com o objetivo de buscar continuamente maior conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem no mesmo local. Para mais informações: www.pasteur-df.com.br

Imagem Corporativa
Fonte Imagem Corporativa 27/02/2013 ás 10h

Compartilhe

Vitamina D pode ser obtida por meio do sol