Vigilância Sanitária é tema de mostra no Congresso Nacional

Fonte Imprensa / Anvisa 07/05/2013 às 9h

Foi aberta, nesta segunda-feira (6/5), a Mostra Cultural de Vigilância Sanitária e Cidadania, no Salão Negro do Congresso Nacional. A exposição faz parte da programação da II Semana da Vigilância Sanitária no Congresso, que acontece entre os dias 6 e 9 de maio, em Brasília (DF).

Participaram da abertura da mostra o vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado André Vargas (PT-PR); o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), deputado Dr. Rosinha (PT-PR); o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcício Perondi (PMDB-RS); o deputado Osmar Terra (PMDB-RS); a curadora da mostra Marismary Horsth De Seta, da Fiocruz; o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano e o diretor da Anvisa Jaime Oliveira. O tema central da II Semana é a “Organização Interfederativa da Vigilância Sanitária no Contexto do Desenvolvimento Social e Econômico do Brasil”.

O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, destacou a importância dos atores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), representados pelos presidentes do Conas, Wilson Alecrim, e Conasems, Antonio Carlos Figueiredo Nardi. “O Congresso Nacional criou a Anvisa, mas a Anvisa sem os sanitaristas não teria frutos a colher”, ressaltou Barbano.
Mostra cultural
A mostra cultural "Vigilância Sanitária e Cidadania", idealizada pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Cecovisa/Ensp/Fiocruz), foi proposta à Anvisa e ao Centro Cultural da Saúde do Ministério da Saúde (CCS/MS), como um espaço de comunicação com a sociedade para o fortalecimento da cidadania.

Seu objetivo é aproximar a Vigilância Sanitária (Visa) da população, proporcionando condições políticas, sociais e culturais favoráveis à disseminação da informação, segundo o pressuposto ético de defesa e proteção da vida e da promoção da saúde.

De forma lúdica, por meio de humor e interatividade, o intuito é mostrar o quanto a vigilância sanitária está presente no cotidiano das pessoas - nos produtos que consomem, nos serviços que frequentam e no ambiente em que vivem - e o quanto sua falta pode resultar em problemas de saúde ou em eventos geralmente dolorosos.
Saiba mais

Mostra Cultural Vigilância e Cidadania

Comissão debate sistema nacional de vigilância sanitária

Audiências marcam II Semana de Vigilância Sanitária no Congresso

 

 

Imprensa / Anvisa
Fonte Imprensa / Anvisa 07/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Vigilância Sanitária é tema de mostra no Congresso Nacional