Vídeos do Simpósio Japão-Brasil sobre Colaboração Científica estão disponíveis

Fonte Agência FAPESP 28/03/2013 às 8h

Vídeos de todas as sessões do Simpósio Japão-Brasil sobre Colaboração Científica, que reuniu pesquisadores do Brasil e do Japão, estão disponíveis no site do encontro, em: www.fapesp.br/japanbrazilsymposium/videos.

O evento foi realizado na Universidade Rikkyo, na capital japonesa, nos dias 15 e 16 de março, pela FAPESP e pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS), com apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio.

A abertura contou com pronunciamentos de Yuichiro Anzai, presidente da JSPS, de Celso Lafer, presidente da FAPESP, de Tomoya Yoshioka, presidente da Universidade Rikkyo, e do embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão.

A primeira sessão, sobre “Cultura e Sociedade”, teve como palestrantes Hiroaki Maruyama (Universidade Rikkyo), Sedi Hirano (Universidade de São Paulo, USP), Angelo Ishi (Universidade Musashi), Célia Sakurai (Núcleo de Estudos de População, Idesp), Masako Watanabe (Universidade Meiji Gakuin) e Masato Ninomiya (USP).

A segunda sessão, “Economia e Desenvolvimento”, contou com os professores Joaquim José Martins Guilhoto (USP), Yoichi Koike (Universidade Ritsumeikan), Marcos Silveira Buckeridge (USP) e Masaaki Yamada (Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio).

O primeiro dia do simpósio foi encerrado com a sessão “Biodiversidade e Conservação Ambiental”, cujos palestrantes foram Roberto Berlinck (USP), Makoto Ono (Centro de Tecnologia de Sensoriamento Remoto do Japão), Maria Victoria Ramos Ballester (USP) e Keiichiro Yoshida (Universidade Nacional de Yokohama).

No segundo dia, o simpósio teve duas palestras especiais, com Shuji Aihara, da Universidade de Tóquio, e José Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP.

O público presente na sessão sobre “Medicina e Farmacologia” pôde assistir as palestras de Tsutomu Takeuchi (Universidade de Nagasaki), Shigeo Koyasu (Universidade Keio) e de Fabio Trindade Maranhão Costa e Licio Augusto Velloso, ambos da Universidade Estadual de Campinas.

Realizado no contexto das comemorações dos 50 anos da FAPESP, o simpósio visou estimular a cooperação de cientistas dos dois países em futuros projetos.

A FAPESP tem promovido www.fapesp.br/fapespweek encontros científicos em diversos países em associação com universidades e instituições científicas locais como parte de sua estratégia de ampliar a colaboração entre pesquisadores de São Paulo e do mundo.

Mais informações sobre o simpósio em Tóquio: www.fapesp.br/japanbrazilsymposium.

Agência FAPESP
Fonte Agência FAPESP 28/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Vídeos do Simpósio Japão-Brasil sobre Colaboração Científica estão disponíveis