Vice-ministro italiano prevê única vacina contra gripe A e gripe comum para 2010

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O vice-ministro da Saúde da Itália, Ferruccio Fazio, disse hoje que é possível que a partir de outubro de 2010 haja uma vacina que combata tanto a gripe sazonal quanto a gripe A (H1N1).

Ele falou sobre o tema durante uma convenção da Sociedade Italiana de Hematologia, em Milão.

Para o vice-ministro, "é verossímil que a vacina para a gripe A faça parte da vacina da gripe sazonal, e que esta última torne-se quadrivalente", já que a imunização contra a influenza clássica contém a cada ano três linhagens do vírus.

"Se nós pararmos a gripe A até a primavera [que começa em março no hemisfério norte], sua vacina poderá então fazer parte daquela para a gripe sazonal", explicou.

O vice-ministro disse ainda que a Itália pretende debelar a doença até o próximo verão europeu [que inicia em junho]. De acordo com ele, é provável que a influenza A continue circulando no mundo pelos próximos dois ou três anos, motivo pelo qual é importante vacinar também os cidadãos de países em desenvolvimento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 4.700 pessoas tenham morrido em decorrência da gripe A. Na Itália, foram confirmados 2.807 casos e quatro pessoas faleceram por causa da doença. 
 
 
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Vice-ministro italiano prevê única vacina contra gripe A e gripe comum para 2010