Vice-campeã na estreia do Circuito CAIXA em Belo Horizonte volta à disputa neste domingo

Fonte Local da Comunicação 23/05/2013 às 21h

Paranaense Joziane da Silva Cardoso será um dos destaques da competição na capital mineira

ATENÇÃO: Diferente do que foi informado no texto anterior, o padrinho da etapa de Belo Horizonte do Circuito CAIXA será o medalhista olímpico Edson Luciano. Segue texto corrigido.

São Paulo - A paranaense Joziane da Silva Cardoso volta a Belo Horizonte neste domingo (26), cinco anos após conquistar a medalha de prata na estreia do Circuito de Corridas CAIXA na cidade, quando se destacou como melhor brasileira na disputa. Buscando um lugar entre as primeiras do ranking nacional de corrida de rua, Joziane promete dar trabalho às adversárias, nesta terceira etapa do circuito, que celebra sua 10ª edição em 2013. A prova terá largada às 8 horas, na Lagoa da Pampulha, e percursos de 5 km e 10 km.

"A corrida de 2008 foi muito boa. Corri super bem, fiquei em segundo lugar, perdendo só para a queniana (Anne Cheptanau Berwe). Eu estava com muito fôlego, naquela temporada", lembra Joziane. Mesmo afastando-se das corridas durante o segundo semestre de 2008, a fundista terminou o ano na sétima posição do ranking brasileiro. "Sei que, desta vez, a prova será bem mais difícil, mais disputada, mas vou fazer o meu melhor."

Joziane estreou nesta temporada mais tarde que a maior parte das adversárias. A etapa de Belo Horizonte do Circuito CAIXA será apenas sua segunda prova - antes, foi a 7ª colocada (3ª brasileira), na etapa de Uberlândia, dia 11. "Sei que, desta vez, a corrida será bem mais difícil, mais disputada, mas vou fazer o meu melhor. Vou disputar todas as provas, a partir de agora, para tentar ficar entre as dez primeiras do ranking. E quero fazer um bom resultado na São Silvestre, já que, nas últimas temporadas, é essa competição que tem definido a classificação", explica a fundista.

A prova do Circuito CAIXA na capital mineira contará com uma elite feminina forte, com nomes como Kleidiane Barbosa Jardim, mineira de Caraí e vice-líder do ranking nacional, com 88 pontos, Edielza Guimarães, terceira colocada, com 85 pontos, e Larisse do Nascimento de Souza, a sexta, com 69 pontos. Elas terão como tarefa defender o Brasil no top do pódio contra a queniana Jacklyne Chemwek Rionoripo.

Herói do Atletismo em Belo Horizonte
O medalhista olímpico Edson Luciano será o padrinho da etapa de Belo Horizonte do Circuito CAIXA. Edson conversará com 150 crianças da Escola Estadual Manoel Casa Santa (R. Guilhermino Estêvão Nascimento, 150 - Palmeiras), nesta sexta-feira (24), às 15 horas. No domingo, dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.

Edson integrou a equipe brasileira do revezamento 4x100 m que conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta/1996 e a de prata na de Sydney/2000, além da vitória no Mundial de Paris. Atualmente, o ex-velocista integra o programa Heróis do Atletismo Brasileiro. A iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) pretende difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.

O Circuito CAIXA celebra dez anos de história, em 2013. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.

A competição é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Neptunia Corretora de Seguros. Em Belo Horizonte, conta ainda com o apoio da Federação Mineira de Atletismo, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e supervisão técnica da CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

Local da Comunicação
Fonte Local da Comunicação 23/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Vice-campeã na estreia do Circuito CAIXA em Belo Horizonte volta à disputa neste domingo