Viação e Transportes vai discutir Regime Diferenciado de Contratações

Fonte Agência Câmara Notícias 19/05/2013 às 9h

 

 

A necessidade de avaliar o aprimoramento da lei que criou o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC - 12.462/11) vai ser tema de debate na Comissão de Viação e Transportes da Câmara. A audiência pública contará com a presença do diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Tarcísio Gomes de Freitas. A reunião está marcada para terça-feira (21), às 14 horas.

O RDC foi criado em 2011 para acelerar o processo de construção das obras para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Depois, o regime foi estendido para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e para obras e serviços no setor de saúde. Uma das questões em que o RDC gera polêmica é se ele deve ou não ser estendido ao maior número possível de casos.

Para o deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que solicitou a realização da audiência, pontos como a normatização da taxa de risco e a composição dos custos precisam ser aperfeiçoados no RDC como forma de garantir obras com mais qualidade.

Wellington Fagundes afirma que determinar uma obra apenas pelo preço pode trazer prejuízos em longo prazo, além de colocar em risco a segurança dos usuários. "Nós queremos discutir de forma ampla para que possamos atualizar ou ainda encontrar uma forma de maior confiabilidade, tanto na execução das obras como no preço a ser cobrado nas obras a serem executadas."

Convidados
Também foram convidados para participar da audiência:
- a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior;
- coordenador-geral de Licitações do Dnit, Arthur Luis Pinho de Lima;
- coordenador-geral de Desenvolvimento e Projetos do Dnit, André Kuhn;
- secretário do Programa da Aceleração do Crescimento (PAC) Maurício Muniz Barreto de Carvalho;
- superintendente de Licitações e Contratos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), José Antonio Pessoa Neto; e
- auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Claudio Sarian Altounian.

Agência Câmara Notícias
Fonte Agência Câmara Notícias 19/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Viação e Transportes vai discutir Regime Diferenciado de Contratações