"Vetor" chega ao Rio Grande do Sul em março

Fonte FUNARTE 08/03/2013 às 16h

 

Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, projeto propõe troca de conhecimento e residência artística

Projeto Notícias de Casa, de Sara Lambranho
Projeto "Notícias de Casa", de Sara Lambranho

Estimular o desenvolvimento artístico no interior do Rio Grande do Sul é a proposta do projeto Vetor, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição. Para realizar a ação, foram selecionados artistas de outras regiões do Brasil, através de três projetos: “Náufrago”, de Ícaro Lira, com início agora em março; “Em nome do pai ou veemência, culto”, de Luísa Nóbrega, a partir de abril; e “Notícias de Casa”, de Sara Lambranho, em maio. As regiões do Pampa, da Serra e do Litoral receberão as atividades dos programas que articulam arte e comunidade, de modo que os desdobramentos e as características da localidade sejam peças centrais da proposta de residência. As atividades são gratuitas.

Em março, o projeto “Náufrago”, do artista Ícaro Lira, irá percorrer a região da Lagoa dos Patos em uma espécie de investigação arqueológica sobre os elementos naturais e arquitetônicos do local, bem como das mudanças que o espaço sofreu com o tempo. Os constantes acidentes marítimos que provocam alterações no ambiente, desde novos faróis até adaptações da fauna local, sustentam a proposta de investigação e percurso, que irá espontaneamente contar com a presença de moradores da região. Deste percurso, resultarão vídeos diários, fotografias, catalogação dos sítios arqueológicos, cadernos de viagem e instalações com os objetos encontrados. No dia 16, ocorre o lançamento do projeto no Atelier Subterrânea, em Porto Alegre, com a apresentação de vídeo e entrevistas de outros participantes.

No mês de abril, Luísa Nóbrega apresenta “Em nome do pai ou veemência, culto”. O projeto aborda a atuação corporal durante os cultos nas igrejas pentecostais e neopentecostais do Pampa, região que, segundo o IBGE, tem o maior número de evangélicos do estado. A partir dos registros feitos nas igrejas, a artista propõe uma série de outras atividades que se situam na intersecção entre arte e religião, como vídeo, oficina, performance e uma pequena publicação. Entre os questionamentos apresentados no projeto estão: como se instauram e se modificam os lugares de fala durante o culto e de que maneira o corpo reage às interdições e prescrições feitas pela instituição religiosa?

Para a região da Serra, foi selecionado o projeto “Notícias de Casa”, da artista Sara Lambranho. A ação será realizada em maio. A ideia é construir um registro de memórias e representações através dos espaços de moradia de diferentes cidades da região. Utilizando a linguagem audiovisual, a artista irá capturar o interior de dez casas em diferentes contextos socioeconômicos, intercalando som e imagem. Ao dar visibilidade a estas paisagens, “Notícias de Casa” constrói uma memória cotidiana das cidades, do seu dia a dia.

Todas as residências, realizadas nos meses de março, abril e maio, terão duração de 30 dias cada. Ao término de cada projeto, um evento público de compartilhamento das experiências será realizado na sede do Atelier Subterrânea, na capital gaúcha, e também nas cidades em que a residência acontece. No encerramento do Projeto Vetor, será lançado o catálogo + DVD, com o registro documental das ações, a fim de difundir a reflexão sobre as experiências artísticas realizadas.

Serviço:
Projeto Vetor

Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição

Março
Dia 16 de março – Lançamento do projeto “Náufrago”, no Atelier Subterrânea, com a participação do artista residente, Ícaro Lira. Apresentação de vídeo e entrevistas de outros participantes
- 30 dias consecutivos para a execução do projeto de residência

Abril
Luísa Nóbrega apresenta “Em nome do pai ou veemência, culto”, na região do Pampa
Data ainda não confirmada

- 30 dias consecutivos para a execução do projeto de residência

Maio
Sara Lambranho apresenta o projeto “Notícias de Casa”, na região da Serra
Data ainda não confirmada
- 30 dias consecutivos para a execução do projeto de residência

Junho
Evento de encerramento e lançamento do catálogo/DVD com a presença de todos os artistas participantes

FUNARTE
Fonte FUNARTE 08/03/2013 ás 16h

Compartilhe

"Vetor" chega ao Rio Grande do Sul em março