Vencedor da 1ª Wine Run Brasil busca o bicampeonato da prova neste sábado

Fonte Local da Comunicação 01/05/2013 às 20h

 

José Portillo Dominguez, primeiro a vencer o desafio na Serra Gaúcha, volta à meia maratona que celebra a cultura do vinho no Brasil; Ana Gorini da Veiga, campeã de 2012, também marcará presença

São Paulo - O espanhol José Portillo Dominguez, especialista em corridas de montanha radicado em Brasília, levou mais que uma medalha de ouro da primeira Wine Run Brasil, em 2012. A meia maratona brasileira dos vinhos, com uma série de atrações girando em torno da cultura da bebida, também rendeu a ele e à esposa brasileira a primeira filha, que deve nascer em junho. "O vinho da premiação ajudou", brinca o atleta. Com a família aumentada, ele volta ao Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, neste sábado (4), confiante em conquistar o bicampeonato da prova.

"A Wine Run foi uma experiência muito bonita. Adorei a prova, a festa na chegada, a premiação e todo o conjunto. A paisagem é linda e a diversidade de terrenos do percurso é bem interessante, difícil para corredores de rua e tranquilo para corredores de montanha. Como sou especialista em montanha e corro bem nas subidas e descidas, sabia das minhas possibilidades de vitória", explica José Portillo Dominguez. O atleta, que nunca havia participado de uma corrida temática sobre o vinho, conta ainda que aproveitou o evento de 2012 para fazer turismo com a esposa pelo Vale dos Vinhedos, após a prova. "A região é linda. Visitamos o Caminho das Pedras, e depois fomos ainda até Gramado e Canela."

Massoterapeuta esportivo há 20 anos, Dominguez sempre trabalhou com atletas de ponta. Começou a correr em 2004, ainda na Espanha e, dos 10 km iniciais, chegou a disputar até ultramaratonas. Mas se encontrou mesmo nas provas de montanha. Entre elas, destaca a Ultra Trail de Mont Blanc, na França, em 2010. "É a ultramaratona mais importante do mundo, com 166 km em montanha", diz. No mesmo ano, o atleta percorreu o Caminho de Santiago em dez dias, correndo 800 km em território espanhol. "Foi a maior experiência de vida que tive correndo".
Dominguez ainda venceu cinco corridas em 2012, e foi ao pódio outras 16 vezes. Com esse currículo, a expectativa para a segunda edição da Wine Run, no sábado (4), é a melhor possível. "Haverá mais corredores na disputa deste ano, e o percurso é diferente, mas estou bem confiante", revela. O evento também contará com Ana Gorini da Veiga, gaúcha que venceu a disputa feminina da meia maratona brasileira dos vinhos no ano passado.

A largada da Wine Run Brasil, marcada para as 8h30, mudou de local, neste ano. Será no Centro Esportivo Darwin Geremia, em Garibaldi, e terá prazo limite para chegada às 12 horas, na Via Trento, no campo de futebol em frente à subprefeitura de Vale dos Vinhedos. Para auxiliar os 1.200 competidores confirmados no evento, divididos nas categorias individual (21 km), dupla (9 e 12 km) e trio (9, 6 e 6 km), os organizadores oferecerão traslados de Bento Gonçalves para a área de largada e os postos de revezamento. A infraestrutura inclui ainda espaço para as crianças, com supervisores e brincadeiras, guarda-volumes, sete postos de hidratação ao longo do percurso, palco para premiação e serviço fotográfico.

Agenda do evento

sexta-feira, dia 03 de Maio
Palestras Gratuitas, Casa das Artes, Bento Gonçalves
17hs - "Efeitos beneficos do suco de uva para desportistas", Dra. Caroline Dani.
18hs - "Corrida, Sexo, e Coração: uma conversa no Vale dos Vinhedos", Dr. Ricardo Stein
19hs - "Degustação de vinho, introdução e conhecimento", Christian Burgos (ADEGA).

Grande Hotel Dall Onder
20hs - Jantar de Massas Isabela

Sábado, dia 04 de Maio
8h30 - Largada da Wine Run, todas as categorias
10h - "Festa do Espumante" - Arena de Chegada
11h30 - Cerimônia de Premiação e sorteio de brindes
20h - Jantar com vinho, Vinicolas e restaurantes participantes
Com realização da Zenith Marketing e da Revista Adega, a Wine Run 2013 é patrocinada pela Caixa Econômica Federal e conta com o apoio de IBRAVIN, Suco de Uva do Brasil, Aprovale, MIOLO, Casa Valduga, Aurora, Perini, Pizzato, Isabela, RIO SOL, Dall Onder, SHRBS, FRUKI, SUVALAN, CISPER, Bento Convention Bureau, Parque Vivatto, Gambatto Sul, Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretaria de Esportes e Lazer RS, FUNDERGS e Prefeitura de Garibaldi.

Mais informações em www.winerun.com.br
www.facebook.com/WineRunBrasil

Local da Comunicação
Fonte Local da Comunicação 01/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Vencedor da 1ª Wine Run Brasil busca o bicampeonato da prova neste sábado